02/09/2022 às 12h50min - Atualizada em 04/09/2022 às 00h01min

Marketing de propósito e marketing de causa: entenda a diferença.

SALA DA NOTÍCIA Boost Assessoria de Imprensa
Internet
A transformação digital não é uma discussão nova. Há décadas ela tem sido assunto de estudos e debates. A novidade, no entanto, tem sido a rapidez com que a transformação digital vem acontecendo e como as empresas têm se adaptado para a nova realidade.

O avanço tecnológico pressiona as empresas a se digitalizarem e adquirirem novas posturas e abordagens a fim de sobreviverem.

Pandemia
Com a pandemia de covid-19, muitas empresas precisaram se adaptar ao novo cenário que exigia maior flexibilidade e facilidade para seu público.
Essa transformação digital acelerada pela pandemia de Covid-19 acarretou uma outra transformação nas empresas: a transformação cultural. Algumas noções mais engessadas estão ficando para trás, enquanto novos valores e propósitos surgem.

Nesse contexto, passam a ganhar força conceitos como o Marketing de Propósito e Marketing de Causa, mas antes de começar, é importante esclarecer as diferenças entre eles.
Marketing de Propósito
Uma nova era vem surgindo no Marketing, é a era do Marketing de Propósito, em que não basta apenas vender o produto, é preciso oferecer valor. Assim, a empresa envolvida gera benefícios para a sociedade e para si própria ao mesmo tempo.

O Marketing de Propósito acontece quando as ações de marketing são orientadas de acordo com o público-alvo, suas necessidades e interesses. Ele atua simultaneamente com a proposta de Criação de Valor Social da empresa. O Valor Social é o valor que a empresa manifesta para a além do lucro.

O produto ou serviço precisa ter um propósito para o cliente e atribuir valor à vida das pessoas. Exemplo: um cliente está em busca de adquirir uma peça de vestuário, mas aquela peça não tem finalidade apenas utilitária, ela pode ter um propósito estético, elevar a autoestima e agregar personalidade.
Parece simples, no entanto, nem sempre as empresas conseguem adotar o conceito em suas ações. O sucesso do Marketing de Propósito em uma empresa depende do desenvolvimento de uma estratégia assertiva, que seja executada de maneira autêntica.
Segundo Rodrigo Xavier, Consultor de marketing na Megalu Comunicação: “Os consumidores estão mais atentos ao que sua marca faz do que ela fala, e o propósito se tornou diferencial competitivo”

Marketing de Causa
O Marketing de Causa é definido como uma Responsabilidade Social Corporativa em que as ações e produtos de uma empresa tem o duplo objetivo: aumentar a lucratividade e promover melhorias para a sociedade.
Diferente do Marketing de Propósito, o Marketing de Causa impulsiona uma causa de relevância social que não está diretamente ligada ao seu propósito como negócio.

Os consumidores estão mais preocupados com o impacto de suas aquisições na sociedade e no meio ambiente. As empresas precisam adotar uma postura que corresponda com as demandas do público, apoiando legitimamente uma causa, sem explorar uma imagem caridosa que não condiz com a verdade da organização.

Importância para a empresa
A utilização das duas modalidades de marketing nas empresas deve ser feita de forma transparente para que consiga criar um forte vínculo com seus consumidores. O Marketing de Conteúdo e o Marketing de Causa possibilitam o compartilhamento de responsabilidades e contribuição para uma sociedade melhor. Assim, uma marca se torna respeitada e admirada pelo produto ou serviço que oferece. Dentre as vantagens podemos destacar ainda:
  • Visibilidade entre investidores;
  • Motivação para o público interno;
  • Destaque entre a concorrência;
  • Melhores resultados nas vendas;
  • Benefícios coletivos;
  • Identificação pelo público.

Como aplicar
1. Identifique seu nicho
Para identificar seu nicho é essencial que você conheça bem sua empresa e seus concorrentes. Dessa forma é possível analisar no ponto forte que trará destaque ao seu produto ou serviço.  

2. Alinhe as estratégias
O Valor Social da sua empresa deve estar claro entre todos os públicos: acionistas, colabores e fornecedores e stakeholders. Ele deve estar presente em todos os processos: marketing, vendas, pesquisas.
Em especial, as ações de marketing devem ser orientadas com uma mensagem verdadeira e convincente.

3. Comunique o propósito da sua marca
Utilize todas as ferramentas para comunicar aos públicos o propósito e valores da sua marca. Publicações nas redes sociais, e-mails marketing, publicação em seu blog corporativo são ótimas ferramentas para aproximar o público do propósito da sua marca.
É preciso entender que a sociedade está conectada em uma escala totalmente nova. As empresas que conseguem responder de imediato às mudanças estão um passo à frente.
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