Com 50,90% dos votos válidos, o professor Luciano Andreatta foi eleito reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) para o mandato 2022/2026. Ele terá a professora Danni Maisa, – também eleita – como vice-reitora.
A comunidade universitária das 23 unidades da Uergs e Reitoria votaram entre os dias 24 e 26 de agosto. A Comissão Eleitoral realizou a contagem dos votos no dia 1º de setembro, na Reitoria, localizada no no Campus Central em Porto Alegre, após receber todas as urnas e da conferência de material (a gravação está disponível no canal da Uergs no YouTube).
1086 votos
Andreatta recebeu 1.086 votos, sendo 921 do corpo discente (da graduação e pós-graduação), 105 do corpo docente e 60 do corpo técnico e de apoio administrativo. Os votos de cada categoria correspondem a um terço dos votos totais, seguindo fórmula contida no Edital 001/2022 Eleição para Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da Uergs.
O período para interposição de recursos quanto ao resultado da eleição será de 5 a 6 de setembro e a publicação do resultado final será até 9 de setembro. A posse ocorrerá em novembro. Os editais e demais documentações que compõem o Processo Eleitoral, assim como o plano de gestão da chapa eleita, estão disponíveis na página Eleição para Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da Uergs – 2022.