As eleições para presidente do país não foram definidas neste domingo (2/10) e vão para o segundo turno. Assim como mostraram as pesquisas eleitorais, os dois candidatos que disputam , em 30 de outubro, o comando do país pelos próximos quatro anos são Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).
Bolsonaro, que tenta a reeleição, recebeu 43,70% dos votos válidos, enquanto o ex-presidente Lula teve 47,85% dos votos. Os candidatos Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) tiveram, respectivamente, 4,22% e 3,06% dos votos válidos.
Com o resultado, daqui a quatro semanas, no dia 30, eleitores de todo o país vão definir entre a volta do PT – que governou o país por 14 anos, somando os governos Lula e Dilma Rousseff – e a continuidade do governo Bolsonaro iniciado em 2018.
O candidato eleito em segundo turno toma posse no cargo no próximo dia 1º de janeiro, em cerimônia no Congresso Nacional. Desta vez, o mandato presidencial terá quatro dias a mais: uma reforma eleitoral aprovada em 2021 definiu que, em 2027, a posse presidencial será em 5 de janeiro.