Casimiro de Abreu (RJ), Saquarema (RJ) e Teresópolis (RJ) são as três primeiras cidades do Rio de Janeiro a abolirem o uso de papel e economizarem, juntas, cerca de R$237.402,50 mensais em impressões. O resultado veio através da implementação de soluções digitais desenvolvidas em parceria com a GovTech 1Doc – empresa líder em trabalhos com atendimento, processos, comunicação e gestão documental para órgãos públicos. Entre as melhorias conquistadas pelos municípios após realizarem a transformação digital de suas administrações estão a maior facilidade e agilidade nas solicitações, a segurança de documentos e dados pessoais, a economia de tempo, a redução de gastos e a eficiência nos serviços.
Em apenas 6 meses de uso da plataforma, a prefeitura de Casimiro de Abreu (RJ) já emitiu cerca de 51 mil documentos digitais, gerando uma economia de mais de 1 milhão e 200 mil reais em impressões. Sua base atua com 267 setores distintos e conta com 558 servidores conectados à plataforma, além de beneficiar toda a população. Outras cidades na região também apostaram na ferramenta, é o caso da prefeitura de Saquarema (RJ) que há menos de 1 mês entrou em operação.
Outro case interessante é o da prefeitura de Teresópolis (RJ), que implementou as soluções digitais da 1Doc há cerca de 50 dias e já conquistou resultados muito satisfatórios. Nesse período, a administração conseguiu gerar mais de 8 mil documentos de forma digital, com uma economia que passa de 43 mil reais. A plataforma instalada funciona com 309 setores e é utilizada por mais de 620 servidores públicos.
De acordo com uma pesquisa recente do IBGE, o Rio de Janeiro foi elencado como o terceiro estado mais populoso do Brasil, com 17,4 milhões de pessoas. Tal contexto evidencia que o investimento regional na digitalização de documentos é ainda mais relevante, visto que a transformação digital de serviços públicos é, para além de uma necessidade da qual a esfera pública municipal se encaixa como uma das principais beneficiárias, uma ferramenta que garante acesso a serviços utilizados pelos cidadãos nos setores essenciais.
Essa iniciativa está presente em mais de 550 municípios e entidades governamentais pelo país e faz parte do objetivo da 1Doc de promover gestões públicas de excelência, com grande capital político, unida a princípios importantes, como a preservação e ampliação da cidadania, tecnologia e inovação e economia verde.
A 1Doc é uma plataforma SaaS (Software as a Service) de processos, atendimento, comunicação e gestão documental, que está presente em todos os estados do Brasil e beneficia 1 a cada 4 brasileiros com sua solução. Por meio de um sistema inteligente que simplifica o dia a dia de trabalho, cria estratégias e oferece mecanismos para ajudar as pessoas a organizarem o seu trabalho, se comunicarem melhor e atender demandas com eficiência, transparência e engajamento.