O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) encerrou nesta terça-feira (4) uma fiscalização especial em postos de combustíveis de Cruz Alta e outros municípios da Região Noroeste do Estado. Durante dois dias, foram percorridos 29 estabelecimentos, tendo como foco o combate a adulterações no produto vendido aos gaúchos.
Um laboratório móvel para análise de material foi instalado nas dependências do MP local, onde um engenheiro-químico realizou análises em 58 amostras coletadas em Cruz Alta, Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Pejuçara e Fortaleza dos Valos.
As análises foram realizadas em equipamentos certificados pela Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis (ANP), como densímetro eletrônico, analisador de ponto de fulgor, condutivímetro, espectrômetro de infravermelho e provetas. Não foram encontradas anormalidades em relação aos padrões legais.
Participação
Realizada a pedido da promotora de Justiça de Cruz Alta, Vanessa Casarin Schütz, a operação teve a presença do titular da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, Alcindo Luz Bastos da Silva Filho.
De acordo com o MP-RS, outras operações de monitoramento da qualidade de combustíveis já estão agendadas até o fim do ano, conforme solicitação de Promotorias de Justiça do Interior do Estado.
(Marcello Campos)