06/10/2022 às 19h07min - Atualizada em 06/10/2022 às 19h07min

Simulador deixa de ser obrigatório no RS e CNH fica 14% mais barata a partir de segunda-feira

3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região entendeu pela legalidade da normativa federal que define o recurso como opcional

Rádio Guaíba
Guilherme Almeida/CP MEMÓRIA

Entra em vigor na segunda-feira, 10 de outubro, a decisão judicial que torna opcional a utilização de simulador de direção para quem quiser obter a carteira de habilitação na categoria B (carro) no Rio Grande do Sul. A medida, que equipara os gaúchos aos condutores de outras regiões do país, vai fazer com que a CNH fique 14% mais barata.

Com o fim do impasse judicial que durou três anos, o candidato a motorista pode optar se quer, ou não, realizar aulas em simulador. A medida vale para a primeira habilitação, inclusive em processos em andamento. O valor final da habilitação, com o mínimo de aulas exigidas pela legislação, que chega hoje a R$ 2.714,16, passa a custar R$ 2.336,56.

Até então, uma liminar mantinha, para o Rio Grande do Sul, a obrigatoriedade dos simuladores na formação de condutores. Em fim de setembro, contudo, a 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região entendeu pela legalidade da normativa federal que define o simulador como opcional.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp