A gaúcha Mayra Aguiar conquistou, nesta terça-feira (11), o tricampeonato mundial de judô. A atleta, de 31 anos, derrotou a chinesa Zhenzao Ma por wazari em Taskhent, no Uzbequistão, na categoria até 78 quilos.
Mayra se tornou a primeira brasileira a vencer três Mundiais da modalidade. Antes, ela havia faturado o título em Cheliabinsk (Rússia), em 2014, e Budapeste (Hungria), em 2017.
Essa foi a sétima medalha individual da gaúcha em Mundiais. Além dos ouros, ela conquistou prata em 2010 e bronze em 2011, 2013 e 2019. Por equipes, a brasileira foi vice-campeã em 2013.
Para chegar até a final, a atleta da Sogipa começou a sua trajetória no Mundial deste ano vencendo a croata Petrunjela Pavic. Na segunda rodada, ela passou pela cazaque Arena Jangeldina. Depois, venceu a atual campeã olímpica, a japonesa Hamada Shori, nas quartas. Já na semifinal, a judoca superou a alemã Alina Boehm, que é a atual campeã europeia.
Essa é a terceira medalha do Brasil no Mundial de 2022. Rafaela Silva foi bicampeã da categoria até 57 quilos, e Daniel Cargnin conquistou o bronze no peso até 73 quilos.