A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (19), a Operação Mercadores para combater a importação, o transporte e o armazenamento de mercadorias introduzidas irregularmente no Brasil por meio da fronteira com o Uruguai.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, sendo um deles em uma empresa de turismo, que não teve o nome divulgado.
Os policiais apreenderam os celulares dos investigados e mercadorias como roupas e copos térmicos. Ninguém foi preso. A ação contou com o apoio da Polícia Civil e da Receita Federal.
As investigações iniciaram em junho, em Bagé, na Região da Campanha, quando indivíduos foram surpreendidos ao transportarem produtos eletrônicos, equipamentos médicos, medicamentos, agrotóxicos, peças de armas de fogo de calibre restrito e outros objetos, importados de forma ilícita para a comercialização na Região Metropolitana.
“Por meio das apurações, foi possível identificar alguns dos destinatários das mercadorias, além de outros envolvidos na cadeia de transporte dos produtos”, informou a PF. A Operação Mercadores investiga os crimes de contrabando e descaminho.