18/10/2022 às 11h51min - Atualizada em 20/10/2022 às 00h01min

Baixo investimento e retorno rápido aumentam procura por microfranquias no Brasil

As microfranquias estão ganhando cada vez mais espaços entre os brasileiros que desejam empreender no país.  E isso ficou comprovado em recente pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), com 450 microfranquias do país

SALA DA NOTÍCIA Henrique Fernandes
As microfranquias estão ganhando cada vez mais espaços entre os brasileiros que desejam empreender no país.  E isso ficou comprovado em recente pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), com 450 microfranquias do país. Segundo a pesquisa, o segmento subiu de 28,9% de participação em 2020 para 36,9% em 2022, considerando redes só de microfranquias (redes puras) e mistas (dois modelos). Além disso, a quantidade de franquias com a modalidade cresceu 39,8% de 2021 para este ano. As vantagens da microfranquia é seu baixo investimento de até no máximo R$ 105 mil. E por ser um modelo de negócio bem enxuto acaba proporcionando um retorno mais rapido e uma lucratividade mais elevada se comparada com operações maiores. 

Uma dessas microfranquias que cresceu consideravelmente nos últimos anos foi a 4Keys, franqueadora paulista de máquinas de cartão que está no mercado há sete anos. A rede já possui mais de 350 franquias vendidas, envolvendo mais de 1,5 mil empreendedores e teve faturamento no ano passado que passou de R$ 10 milhões. Com os seus parceiros de negócio, BIN, C6 Bank, Pagseguro e Mercado Pago, a 4Keys movimentou em suas maquininhas mais de R$ 1,5 bilhão em 2021 e projeta para este ano R$ 1,8 bi.  “O diferencial da 4Keys é de uma microfranquia barata e de sucesso (taxa de franquia de apenas R$ 2.490,00), treinamentos de vendas e de produtos, onde empoderamos os  vendedores de maquininhas e transformamos eles em empreendedores no mercado de adquirência”, conta Paulo Galdeano, CEO da empresa, otimista com os números dos próximos meses. O ganho médio de um franqueado é de cerca de R$ 5 mil mensais. 

Galdeano conta que principalmente após a pandemia a empresa cresceu muito. “O franqueado tem liberdade com o negócio. Ele ganha o quanto trabalhar, pode cuidar da casa, dos filhos, e as maquininhas ficam rendendo para ele. Vemos isso como uma transformação no mundo do trabalho moderno. O mercado está em plena expansão e estamos bem felizes com o negócio”.

Outra empresa que tem apostado no mercado de microfranquias vem do interior de São Paulo, de São José  do Rio Preto. A Lumavi, uma das maiores referências em indústria de iluminação do país. A indústria que ocupa um parque fabril de quase 11 mil metros quadrados em Rio Preto e emprega mais de 50 funcionários, está apostando também em microfranquias. Desde agosto do ano passado a Lumavi está no mercado de franquias e já vendeu 17 unidades.  Um dos diretores da empresa, Matheus Camargo,  acredita que a microfranquia é a possibilidade para autônomos, vendedores, arquitetos, engenheiros, atuarem como consultores de iluminação, vendendo produtos de qualidade, sem a necessidade de contar com estoque, espaço físico e ainda com um baixo investimento inicial. “As franquias estão a todo vapor. É uma oportunidade de negócio bem interessante”, afirmou o empresário que espera fechar o ano com 40 unidades vendidas.  A taxa de franquia para esse negócio é de R$ 15 mil e o retorno mensal gira entre R$ 5 mil e R$ 15 mil.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp