No Brasil, cerca de uma a cada quatro pessoas poderia trabalhar de forma remota, o chamado home office, o que corresponde a 25% da população. Dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Realidade em outros países, o home office começou a ser adotado no Brasil somente após a pandemia. A estratégia adotada por 46% das empresas durante a pandemia, segundo a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise covid-19. O estudo elaborado pela Fundação Instituto de Administração (FIA) coletou, em abril, dados de 139 pequenas, médias e grandes empresas que atuam em todo o Brasil.
“Embora tenhamos muitos empregos disponíveis no Brasil, o home office ainda é uma realidade. Não é estranho pensar que daqui uns 20 anos a maioria dos empregos será remoto”, comenta Jefferson Ribeiro, fundador da AprovaBancários.com.
Uma resolução feita neste ano pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou os profissionais correspondentes bancários a operar em home office. O número de correspondentes bancários aumentou 11,9% no Brasil, e a composição das transações totais de correspondentes cresceu de 4,5 bi para 5,8 bi.
A prestação de serviços de correspondência bancária pode ser efetuada de forma pessoal ou por meio de plataforma eletrônica. A novidade tornou possível o aumento no número de correspondentes bancários e o total de transações efetuadas por estes profissionais no país.
“Em 2022 já estamos vendo um grande movimento de aumento da procura por novos profissionais, que agora são autorizados a operar de forma 100% digital. Isso diminui os custos e a barreira de entrada para que novas pessoas possam ingressar na carreira de correspondente e receberem boas remunerações em forma de comissões”, ressalta Jefferson.
os correspondentes bancários funcionam como uma “agência bancária”, só que de forma mais ativa. Segundo o Banco Central, os correspondentes já estão presentes em 5.570 cidades brasileiras.
Os correspondentes funcionam como um estabelecimento ou pessoa jurídica que pode atender os clientes em nome de um banco. A principal atividade do correspondente é atuar com produtos de crédito dos bancos, e que também é a que traz melhores retornos. Podem atuar também na prestação de serviço para recebimento de contas como água, luz e telefone, pagamento de benefícios sociais, além de facilitar a aplicação e resgate do fundo de garantia.