01/12/2021 às 14h51min - Atualizada em 02/12/2021 às 00h00min

Sustentabilidade é a marca da edição 2021 do Prêmio Cidade Iluminada 2021

Nova categoria, Prêmio Responsabilidade Ambiental premiará decorações que mais promoverem, o respeito ambiental

SALA DA NOTÍCIA Rafael Ribeiro
https://www.instagram.com/cidadeiluminadasp/
Divulgação

Com as inscrições iniciadas no último dia 17 de novembro, a quarta edição do Prêmio Cidade Iluminada inaugura uma nova categoria, a de Responsabilidade Ambiental que reconhecerá três decorações que mais promoverem o respeito ambiental, como a reciclagem de resíduos, soluções práticas para redução do consumo de energia e o uso de materiais ecologicamente aceitáveis. 

A proposta é incentivar também o uso de decorações antigas, reduzindo o uso de novos materiais. E, o melhor, colocando a imaginação para criar com respeito à natureza. 

Sabemos da importância da cuidar da natureza e de gerar um número cada vez menor de lixo que será dispensado em nosso ambiente, por isso criamos o movimento #natalsustentavelsp, em que queremos  incentivar os paulistanos a usar materiais recicláveis para criar decorar tornar a cidade ainda mais bonita e especial nesta data”, ressalta Andrea Flores, diretora da BusinessLand, empresa realizadora da ação.

Criatividade e inspiração é o que não falta para o pedagogo Robson Tenório, de 41 anos, um entusiasta do Natal e vencedor das três edições do concurso, sendo embaixador das duas últimas. Em 2021, Robson investiu na reparação e montagem de peças usadas. Morador da Zona Norte, ele é reconhecido no bairro e nas redes sociais por estimular o espírito natalino.

"Este ano eu descobri meu lado Geppetto, brinca. Comprei peças usadas para restaurar e reutilizei diversos materiais depois de ver dicas e me informar sobre a importância da reciclagem. Além de beneficiar o meio ambiente, também economizo", diz.

Para incentivar os moradores da cidade, as redes sociais do Prêmio compartilharão dicas de como criar usando a criatividade e reduzindo custos. Além de mostrar o trabalho que outros moradores estão realizando em suas residências e comércios.

Já tradicional do calendário da cidade, o Prêmio Cidade Iluminada São Paulo reconhece o engajamento dos moradores na decoração de residências, prédios, shopping centers e comércios para o Natal. Este ano, serão 44 ganhadores, 10 em cada uma das quatro categorias principais: casas, empresas, prédios e shopping centers; 3 de responsabilidade ambiental e 1 para o embaixador do Prêmio, o morador que mais se dedicou a espalhar o espírito natalino. 

Com patrocínio da Sadia, promoção da Rede Globo, apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo e do Visite São Paulo Convention Bureau e realização da BusinessLand, o objetivo é mobilizar a população para que cada um compartilhe sua mensagem nas festas de final de ano por meio das decorações natalinas. São iniciativas individuais que, juntas, ganham expressão de movimento.

Dicas Natal Sustentável SP


Copos personalizados: para criar copos personalizados com o clima natalino barato e cheios de estilo, basta pegar aquele vidro de azeitonas, maionese ou outro alimento e seguir os seguintes passos:

1) deixe o vidro de molho em uma panela com água quente por ao menos 15 minutos, para amolecer a cola do rótulo e tirar o cheiro de comida;

2) limpe a cola do rótulo já amolecida com uma bucha e sabão;

3) agora é só enfeitar: uma ótima opção é enrolar cordinha de sisal na boca do vidro ou fazer como na foto, prendendo uma canela inteira ou outros elementos;

4) pronto! Adicione a bebida de sua preferência e sirva com um canudo de metal ou papel na sua ceia. 

Reutilizando CDs: sabe aqueles CDs que estão guardados, que você não escuta mais ou estão riscados? Então, eles podem virar lindos enfeites natalinos. Pinte-os com tinta branca ou dourada e cole purpurina e fitilhos. Você também pode pintar o rosto do Papai Noel ou do boneco de neve e depois pendurar na sua árvore de Natal ou janela.

Boneco de Neve feito de latas de alumínio: junte latas de diferentes tamanhos, sendo uma delas maior para base, uma um pouco menor para o tronco e um pequena para ser a cabeça do boneco. Pinte-as de branco, desenhe o rosto do boneco, cole dois pequenos galhos como bracinhos e finalize da forma que desejar.

Roupas ou tecidos velhos: use retalhos de tecidos para fazer a bota do Papai Noel e pendurá-la em sua porta de entrada ou também fazer as tradicionais guirlandas, que também usam galhos e folhas secas. 

Bengalas: Utilize canos de PVC velhos e usados, de preferência já com a curva. Enterre-os em um vaso, depois passe tinta branca, pode ser tinta acrílica para parede), para deixar mais branco. Depois passe uma fita vermelha. Enfeite como preferir com festão, piscas-piscas e fitas. Utilize discos de isopor para tampar o buraco do cano.

Dicas de restauração: Papai Noel 

1- Desmonte a peça e vai fotografando, para saber como montar novamente.

2 - Depois de desmontado, coloque roupas e a cabeça do Papai Noel de molho em água com sabão de coco líquido, por dez minutos, esfregue e enxague bem, deixando secar na sombra

 

3 - Depois de seco, basta montar novamente. Você pode precisar pintar uma ou mais partes, pentear a barba. 

Serviço
___________________________________________________________________
 

Concurso Cultural Cidade Iluminada São Paulo

Site: www.cidadeiluminadasp.com.br

Facebook e Instagram: @cidadeiluminadasp #cidadeiluminadasp

• Início das inscrições no site: 16/11/2021

• Encerramento das inscrições: 24/12/2021

• Encerramento das votações: 30/12/2021

• Divulgação dos vencedores: 20/01/2022

 

Mais informações

Pipah Comunicação

Rafael Ribeiro – [email protected] | 67 99159-4291

Cinthia Curado – [email protected] | 11 98563 4924


Link
Notícias Relacionadas »