Uma das maiores atrações naturais da Serra Gaúcha está mais próxima de ser liberada à visitação pública. A partir de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado no dia 20 de outubro entre o Ministério Público, a prefeitura de Canela e a Incorporadora Novalternativa, haverá maior rapidez na liberação da concessão do local.
Pelo acordo, a prefeitura enviará um projeto de lei para a Câmara de Vereadores propondo a concessão do parque para a Novalternativa, pelo prazo de 30 anos, a partir da emissão da Licença de Operação. Pelo projeto anterior, assinado em 2019, o prazo era de 25 anos, mas diante dos prejuízos da concessionária com o atraso das liberações municipais, o tempo de concessão foi ampliado.
A maior atração do parque será, naturalmente, o Pinheiro Grosso. Calcula-se que ele tenha mais de 700 anos, com uma altura de 48 metros, 2,75 metros de diâmetro e circunferência de 7,5 metros. Para fechar um círculo em volta da árvore, são necessárias cerca de 12 pessoas.
De acordo com dados preliminares, a concessionária deverá investir R$ 50 milhões no Parque do Pinheiro Grosso para receber os visitantes.