O salão de convenções da Fiergs, na capital, celebrou na noite desta quinta-feira (10) a cerimônia de entrega do Prêmio Pesquisador Gaúcho e do Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho. A premiação é realizada por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e da vinculada Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).
A primeira entrega foi do 4º Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho, uma iniciativa do programa Educar para Inovar, realizado pela Sict em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc). Receberam os prêmios 20 estudantes de escolas públicas reconhecidos na Olimpíada Nacional de Ambientes Marinhos e Polares (PolarON 2022), na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2021) e em competições internacionais (Prêmio Jovem da Água de Estocolmo – SJWP 2022), Feira Mundial de Computação (Infomatrix 2022) e Genius Olympiad (Genius International High School Project Competitions).
Em seguida, foi entregue o Prêmio Pesquisador Gaúcho, que reconheceu, nesta 12ª edição, o trabalho de 13 pesquisadores e profissionais que se destacaram na academia, nos setores público e empresarial e na área de comunicação.
Com o tema “Ciência Gera Desenvolvimento”, foram premiados oito pesquisadores com contribuição expressiva em diferentes áreas do conhecimento, bem como um jovem pesquisador, uma startup inovadora e um pesquisador na empresa. Para completar, um pesquisador no setor público e um profissional de comunicação científica foram contemplados (veja lista abaixo).
Na abertura da solenidade, o diretor-presidente da Fapergs, Odir Antônio Dellagostin, destacou que ciência gera desenvolvimento e colabora com a melhora na qualidade de vida das pessoas. “Em 2011, quando o prêmio teve sua primeira edição com este nome, tive a honra de ser agraciado. Hoje, como presidente da Fapergs, fico feliz de estender ele a outros pesquisadores”, afirmou Dellagostin.
Os secretários Alsones Balestrin (Sict), Raquel Teixeira (Seduc), Claudio Gastal (Planejamento, Governança e Gestão) e Zete Padilha (Comunicação) estiveram presentes. Conforme Balestrin, não existe sociedade avançada sem ciência, e que o fato de o Rio Grande do Sul ficar em primeiro lugar por dois anos consecutivos em inovação, no ranking de competitividade do Centro de Liderança Pública (CLP), mostra que o Estado está no caminho certo. “E aqui a gente vê o resultado desse investimento, nas pesquisas que estão sendo feitas e nos benefícios que geram na vida das pessoas”, afirmou.
Agraciados no Prêmio Pesquisador Gaúcho 2022
Categorias de pesquisador destaque:
• Ciências Agrárias, Jorge Alberto Vieira Costa (Furg)
• Ciências Biológicas, Lavínia Schüler Faccini (UFRGS)
• Ciências da Computação e Informação, Jorge Luís Victória Barbosa (Unisinos)
• Engenharias, Flávio Sanson Fogliatto (UFRGS)
• Física e Astronomia, Victor Paulo Barros Gonçalves (UFPel)
• Ciências Humanas e Sociais, Antônio Carlos Wolkmer (Unilasalle)
• Ciências da Saúde, Pedro Rodrigues Curi Hallal (UFPel)
• Química, Eder João Lenardão (UFPel)
Categorias de nível de graduação e meio empresarial:
• Jovem Pesquisador, Matheus dos Santos Fernandez (UFPel)
• Startup Inovadora, Augen Engenharia/Fabrício Butierres Santana (Furg)
• Pesquisador na Empresa, Luciane Neves Canha (UFSM)
• Pesquisador no Setor Público, Marilia Patta Ramos (UFRGS)
• Profissional de Comunicação Científica, Juliana Bublitz (Grupo RBS)