16/11/2022 às 15h21min - Atualizada em 17/11/2022 às 00h00min
Promoções na Copa do Mundo? Em 2022, evento só elevará as vendas do E-commerce se ofertas forem adiantadas
Para 74% dos consumidores uma antecipação das compras apenas aconteceria se houvesse uma promoção tão ou mais atrativa do que esperam ter na Black Friday
SALA DA NOTÍCIA Lícia Maria Assunção Martins
Divulgação São Paulo, novembro de 2022 – Em 2018, segundo pesquisa feita pelo Google, o evento esportivo, que aconteceu entre os meses de junho e julho, não conseguiu impactar as estatísticas de downloads de aplicativos E-commerce, mas aumentou em 5,7 vezes as buscas por painéis de TV antes da Copa do Mundo. Ainda assim, os números mostram que o período ficou atrás, por exemplo, da Black Friday (novembro), do Natal e Ano Novo, porque há a tradicional queima de estoque em janeiro. Segundo estudo divulgado pela RankMyApp, líder nacional no mercado de mobile marketing, para 2022 o cenário é outro: a Copa acontece no mês de novembro, e o primeiro jogo da seleção brasileira, em 24/11, ocorre na véspera da Black Friday (25/11), data que movimenta o comércio brasileiro. Nesta situação, vale o questionamento se as lojas devem antecipar estratégias, considerando que as buscas por categorias de consumo costumam começar a aquecer duas semanas antes da estreia do Brasil no Mundial. Para Rodrigo Thedim, Head de Marketing e Vendas da RankMyApp, o mercado precisa estar atento aos interesses e preferências dos clientes, para conseguir oferecer atrativos que superem as expectativas e convertam em vendas. “Analisando dados como os da pesquisa do Google, ‘Black friday & impacto na copa 2022’, é perceptível que a Copa por si só, não tem tanta influência no desejo de compra e, consequentemente, em maior busca por aplicativos de E-commerce, que já representam mais da metade das vendas on-line”, afirma o executivo. Ainda segundo o estudo, 61% dos consumidores compram sempre ou quase sempre na Black Friday, mas um ponto chama a atenção: 74% antecipariam as compras se houvesse uma promoção tão ou mais atrativa do que as do período aguardado. E-commerce em 2022 A expectativa é um alerta. É que este ano, segundo dados da RankMyApp, as instalações de aplicativos de E-commerce cresceram 3% em relação a 2021, superando a marca de 15 milhões de downloads no primeiro semestre. “Um terreno fértil a ser explorado com uma promoção antecipada”, diz o Head de Marketing e Vendas da RankMyApp, Rodrigo Thedim, que analisa o panorama de crescimento da área, e a necessidade de estratégias de mobile marketing para acompanhar as aspirações do setor. “O mercado de E-commerce está em um período de grande expansão. Estima-se que o segmento irá movimentar ainda em 2022 mais de R$ 91,5 bilhões em vendas, segundo dados da ABComm, em decorrência de datas como a Black Friday e Copa do Mundo. Por isso, estratégias de mobile app marketing em categorias de compras vem recebendo grandes investimentos para se adequar às tendências do mercado”, explica. “Antecipar uma promoção pode ser ‘show de bola’ tanto para o consumidor quanto para comércio, porém, melhor ainda será, se os players investirem nos reviews dos aplicativos de E-commerce para darem ainda mais informação, segurança e confiança ao consumidor, potencializando a decisão de compra”, conclui Thedim. Sobre a RankMyApp A RankMyApp é referência global em inteligência de marketing e gestão de mídia para aplicativos mobile, ajudando a gerar resultados em mais de 600 clientes em 17 países, como Itaú, Didi, Magazine Luiza e Vivo. As soluções de Mobile Intelligence e Mobile Performance oferecem uma visão 360º, além de expertise técnica para estabelecer as melhores estratégias para cada aplicativo. Sempre com orientação a dados e foco na geração de resultados, de acordo com as necessidades e indicadores de cada cliente.