A Polícia Civil localizou, no fim da tarde de quinta-feira (17), um laboratório de produção de cocaína em Estância Velha, no Vale do Sinos. Um criminoso foi preso.
Segundo o delegado Gabriel Borges, as investigações iniciaram após denúncia de que um homem seria o responsável pelo processo químico de preparação da droga no local. Conforme o relato, com 1 quilo de cocaína pura trazida da Bolívia, o criminoso produzia de 4 a 5 quilos da droga que é vendida no mercado brasileiro. Ele fabricava de 20 a 30 quilos de cocaína por semana.
De acordo com informações divulgadas na manhã desta sexta-feira (18) pela Polícia Civil, na quinta, no momento em que o suspeito se preparava para sair do laboratório, ele foi abordado pelos policiais. Em um fundo falso localizado no painel do veículo utilizado pelo criminoso, foram encontrados 5 quilos de cocaína.
Após ingressarem no imóvel, os agentes localizaram mais 170 quilos de cocaína e insumos para preparação da droga, como codeína, tetracaína e cafeína. A maioria dos compostos químicos eram importados da China.
O homem, que já possuía antecedentes criminais, foi preso em flagrante. O veículo utilizado por ele foi apreendido.