16/11/2022 às 12h52min - Atualizada em 21/11/2022 às 00h00min

Reposicionamento de marca: quando e como realizar?

Cerca de 48% das empresas brasileiras fecham as portas antes dos três anos e o principal motivo é a falta de gestão eficiente

SALA DA NOTÍCIA Redação
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Embora o número de empresas criadas no Brasil tenha crescido aceleradamente - segundo o Ministério da Economia, foram criadas no país 1,3 milhões de empresas nos primeiros  quatro meses deste ano - ainda é alto o índice de negócios que quebram. De acordo com o IBGE, cerca de 48% das empresas brasileiras fecham as portas antes dos três anos e o principal motivo é a falta de gestão eficiente.

Falta de planejamento, conhecimento e tempo são os principais motivos que levam ao encerramento de negócios. Contudo, é justamente por falta de conhecimento que as empresas falecem, e muitas vezes é possível evitar a falência com estratégias e novo posicionamento no mercado.

“Assim como acontece em nossa vida pessoal, o mundo dos negócios requer reavaliação. Em algum momento da jornada empreendedora será preciso parar e reavaliar a identidade e possíveis mudanças. Os motivos são diversos, desde a necessidade de alcançar novos clientes, comunicar novas estratégias comerciais ou até mesmo para se reposicionar no mercado com uma nova cara, roupagem ou identidade”, explica o sócio e diretor comercial da Maui, Renan Miyamura.

Quando esses momentos de inflexão surgem, o procedimento recomendado, e muito assertivo, é o reposicionamento da marca no mercado. Este tipo de ação estratégica é recomendado quando se percebe que o negócio não está evoluindo bem, com pouco retorno, identificação do público com a marca e até mesmo em relação a elementos de identidade visual ou outras características relacionadas aos serviços e/ou produtos.

Independente da situação identificada, é importante entender que a mudança vai muito além da questão estética e está intimamente ligada ao reposicionamento ou mudança de plano da empresa. 

 

A importância de perceber a necessidade da mudança

Para se construir uma marca consistente o caminho é árduo: você vai enfrentar obstáculos, vai errar, vai acertar, mas o mais importante é perceber o momento de parar e refletir sobre a necessidade de mudança, porque nem sempre ter uma boa ideia é sinônimo de bom negócio. 

Quando o empreendedor assume a necessidade da mudança, é possível reconquistar o público, recuperar clientes, recuperar a credibilidade e até mesmo fortalecer a imagem da marca.

“Ter esse olhar atento para identificar o momento de parar é extremamente importante e saudável. Grandes marcas do cenário nacional e internacional passaram por este mesmo processo, faz parte da construção e estruturação do negócio”, ressalta Miyamura.

Além disso, há de se considerar que a mudança requer diversas etapas, e entre elas está a mais importante: questionar e rever todo o planejamento da marca a partir da estratégia de negócio da empresa. Isso porque existem diferentes elementos a serem considerados como, por exemplo, o contexto de mercado, diagnóstico, público, clientes, entre outras possibilidades.

“É muito importante analisar todos os prós e contras, todos os lados. Repassar tudo até que fique muito claro qual é o desafio que a mudança da marca precisa responder, seja isso de forma conceitual, visual ou verbal”, esclarece Renan.

 

Fatores que indicam a necessidade de um reposicionamento

Indicadores internos: 

- Queda nas vendas;

- Aumento reclamações;

- Aumento de avaliações negativas;

- Mudança de segmento de mercado;

- Identificação de oportunidade de expansão;

- Mudança de estratégia;

- Entre outras possibilidades.

 

Indicadores externos:

- Alteração no comportamento do consumidor;

- Identificação de novas prioridades;

- Surgimento de novos concorrentes;

- Crises (econômica, política, social, cultural etc.)

- Novas prioridades;

- Entre outras possibilidades.


É muito importante ficar atento e observar os cenários, tanto no ambiente interno como no externo, pois o negócio pode sofrer impacto com as movimentações do mercado.

Além disso, é importante compreender que o novo posicionamento deve ser bom tanto para a empresa quanto para os clientes, pois quando se consegue perceber que a empresa necessita de uma mudança estratégica esse novo olhar tende a beneficiar não apenas a organização, mas também o cliente, e isso é um grande avanço para obter êxito.


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