24/11/2022 às 09h02min - Atualizada em 25/11/2022 às 00h00min
Sete dicas para lojistas e consumidores não caírem em armadilhas
Black Friday exige atenção de ambos os lados
SALA DA NOTÍCIA Tatiane Fornari
Chegou a data mais esperada pelo e-commerce. Neste ano, a Black Friday acontece junto com a Copa do Mundo e os dois eventos podem influenciar as escolhas dos consumidores. Mas atenção não pode faltar nessa data, por isso lojistas e consumidores devem ficar de olho e evitar cair em armadilhas.
Essa é uma semana muito esperada! Muitas lojas se preparam com antecedência para conseguir ter sucesso nesse período. E isso não é diferente com os consumidores, pois eles monitoram preços daquilo que desejam por semanas, até a chegada da data. O período de promoções estimula o tráfego dos sites e e-commerce e impulsiona o lucro das empresas pelo aumento da procura em determinados produtos. Isso pode acabar gerando algumas dores de cabeça tanto para quem vende quanto para quem compra online. “Sabemos que é uma data de altas expectativas, tanto para o consumidor, quanto para as marcas e lojistas”, destaca, Denis Strum, Diretor da InfraDigital da Infracommerce.
Para aproveitar melhor a Black Friday, o especialista separou sete dicas, confira abaixo:
- Lojistas devem avaliar o aumento de visitas e ficar ligado no trpafego do canal. Assim é possível saber se há algo de errado na plataforma causado por bots e testar a vulnerabilidade da plataforma.
- Atenção aos descontos agressivos. Lojistas não devem pensar apenas no curto prazo.
- Fique de olho no estoque. Tenha em seu e-commerce apenas aquilo que tiver disponível no estoque.
- Empreendedores precisam segmentar sua base. Isso vai trazer um retorno de investimento garantido, além de eficiência no custo de aquisição.
- Cuidado com preços muito baixos. Não se deixe enganar por preços muito fora da curva, principalmente das lojas em que nunca comprou antes.
- Fique atento às letras miúdas. No impulso de comprar muitas vezes não lemos ou damos a importância necessária a algumas regras. Muitos lojistas usam esse período, por exemplo, para impedir que a compra com desconto tenha a troca do produto.
- Prazo de entrega. Esse é um período de grande crescimento do número de vendas. As transportadoras acabam aumentando bastante o prazo de entrega. Fique atento ao calendário e aproveite a Black Friday.