26/11/2022 às 21h11min - Atualizada em 27/11/2022 às 06h03min

Eduardo Leite tomará posse como governador reeleito do Rio Grande do Sul na manhã do dia 1º de janeiro

O governador reeleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e o seu vice, Gabriel Souza (MDB), tomarão posse na manhã do dia 1º de janeiro de 2023, em

Rádio Pampa
https://www.radiopampa.com.br/eduardo-leite-tomara-posse-como-governador-reeleito-do-rio-grande-do-sul-na-manha-do-dia-1o-de-janeiro/

O governador reeleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e o seu vice, Gabriel Souza (MDB), tomarão posse na manhã do dia 1º de janeiro de 2023, em Porto Alegre. Às 10h, os dois serão empossados na Assembleia Legislativa gaúcha. Às 11h, já no Palácio Piratini, sede do Executivo, o governador Ranolfo Vieira Júnior transmitirá o cargo a Leite.

Leite derrotou Onyx Lorenzoni (PL) no segundo turno das eleições, realizado no dia 30 de outubro. O tucano obteve 3.687.126 votos (57,12%), contra 2.767.786 (42,88%) do seu adversário.

O governador reeleito renunciou ao mandato no dia 31 de março deste ano diante da possibilidade de concorrer à Presidência da República, o que acabou não ocorrendo. Com a renúncia, o então vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, assumiu o comando do Executivo estadual.

Ranolfo era cotado para ser o candidato do PSDB ao Palácio Piratini nas eleições deste ano até o anúncio da pré-candidatura de Leite, em junho. “Só me apresento ao povo gaúcho novamente porque renunciei ao mandato, ao poder, à caneta. Renunciei a toda estrutura que está em torno de um governante”, declarou Leite na época.

Presidência do PSDB

Em uma aposta na renovação, nas próximas semanas, Leite deve dar sinal-verde à cúpula do PSDB à proposta de assumir o comando nacional do partido a partir de junho do ano que vem. O convite teria sido feito pelo deputado federal pernambucano Bruno Araújo, mandatário da sigla até 31 de maio.

Conforme o colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”, o tucano gaúcho aproveitou a pausa do feriado da Proclamação da República para fazer consultas no Rio Grande do Sul, a fim de decidir se aceita o comando do partido. “Mas trata-se de uma formalidade, pois ele já topou”, assegura.

Dentre as ideias em jogo está a possibilidade de que PSDB e Cidadania se fundem a outras siglas ou ampliem a federação já existente com a incorporação do MDB e do Podemos. Nesse cenário, Leite e a senadora Simone Tebet (MDB-MS) despontam como figuras de relevo em âmbito regional.



Fonte: https://www.radiopampa.com.br/eduardo-leite-tomara-posse-como-governador-reeleito-do-rio-grande-do-sul-na-manha-do-dia-1o-de-janeiro/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp