28/11/2022 às 15h30min - Atualizada em 29/11/2022 às 00h02min

Juntos Somos Mais aponta crescimento no setor da construção civil em 2022

Segundo semestre de 2022 prevê estabilidade no faturamento das lojas e bom desempenho no setor imobiliário, de acordo com levantamento

SALA DA NOTÍCIA Tayla Alves
Divulgação

Dados divulgados pela Juntos Somos Mais, joint venture da Tigre, Gerdau e Votorantim Cimentos e criadora do maior ecossistema de construção civil do país, revelam que o segundo semestre de 2022 tende a ter um desempenho de relativa estabilidade no setor da construção civil, com crescimento, mesmo que sutil, em faturamento e volume.

A pesquisa foi feita em setembro de 2022, com os diretores das principais indústrias de insumos para a construção civil, e indica que 57,2% dos executivos projeta leve crescimento em faturamento e 42,9% esperam leve crescimento também em volume para o ano de 2022.

A Pesquisa Industrial Mensal, feita pelo IBGE e que mede a produção física industrial de insumos típicos da construção civil, indica aceleração no início do segundo semestre de 2022 e acompanha esta tendência percebida pela Juntos Somos Mais. 

Impulsionamento do setor

O crescimento no faturamento capturado tanto pela Juntos Somos Mais como pelo IBGE pode ser explicado pelos movimentos de preços. Dados agregados pela Juntos Somos Mais indicam aumento de 9,8% dos preços para o lojista no acumulado de 12 meses até setembro de 2022. Além disso, o Custo Unitário Básico da Construção cresceu 11,7% até junho e o IPCA-Reparos, categoria do índice de preços que melhor representa materiais de construção, está em 6,14% até agosto de 2022. “Apesar da redução nos volumes de vendas das lojas, podemos enxergar o aumento na receita pelo acréscimo de preços, ou seja, pelo processo inflacionário que vem impactando a economia em geral e as cadeias dependentes de commodities dolarizadas em particular”, explica Ivan Ormenesse, Head de Data Analytics & Intelligence.

Ainda assim, a indústria vem sendo impulsionada pelo bom desempenho do setor imobiliário. No primeiro semestre, a ABRAINC reportou resultados positivos no território nacional para o primeiro semestre de 2022, com 2,6% mais lançamentos e 17,9% mais vendas. Segundo a SECOVI-SP, que traz informações sobre lançamentos e vendas de imóveis no estado de São Paulo, indicou aumento de 6,1% nas unidades vendidas e 4,1% nas unidades lançadas.

O cenário de alta complexidade em 2022 deve se manter, deixando pouco espaço para grandes avanços em termos de volume de vendas no setor do varejo, enquanto isso a indústria se beneficia do desempenho do setor imobiliário que continua lançando e vendendo de forma saudável, apesar das contingências. No cenário atual, a expectativa da Juntos Somos Mais é meses mais estáveis e menos oscilações bruscas como as que tivemos em 2020 e 2021. 

Ecossistema Juntos Somos Mais

O mesmo vem acontecendo com Triider, aplicativo de pequenas reformas e reparos em imóveis que registrou crescimento do ticket médio dos pedidos em +7%, no 3º trimestre. Por sua vez, habitissimo, plataforma de grandes reformas, teve crescimento de +30% (no trimestre) relacionados à conexão de profissionais com clientes.  Os números das plataformas que fazem parte do ecossistema de Juntos Somos Mais vem crescendo a cada ano, demonstrando o vigor do mercado da construção civil.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp