Pode até soar repetitivo, mas fato é que a pandemia da Covid-19 transformou diversos segmentos da sociedade. Foi também durante a pandemia que o comércio eletrônico ganhou força para se desenvolver, isso por conta do isolamento social. Sem poder sair de casa, as pessoas passaram a aderir às compras online. Isso fez com que muitas empresas, que existiam apenas no ambiente físico, construíssem seus e-commerces praticamente do dia para a noite.
Segundo levantamento feito pela pesquisa EQI – E-commerce Quality Index 2021 os e-commerces brasileiros atingiram patamar histórico de vendas, totalizando mais de R$53 bilhões no primeiro semestre de 2021.
“Com o censo de urgência, muitos desses e-commerces foram criados sem estrutura mínima, acarretando prejuízos até mesmo financeiros para os negócios. A escolha de uma plataforma errada pode ocasionar uma experiência de compra ruim, automaticamente gera insatisfação e a não conclusão da compra”, explica o CEO da Codeby, a Keyrus Company, Fellipe Guimarães.
Neste sentido, desde 2020 o foco de muitas empresas tem sido a transformação digital, com o desafio de promover mudanças internas visando a melhoria dos processos logísticos focados na fidelização e otimização da experiência dos usuários. Por sua vez, as empresas que já tinham e-commerce consolidado precisam aprimorar suas plataformas para atender a demanda e surgimento de novos usuários.
O que não podemos negar é que o mercado de e-commerce brasileiro está em ascensão. “Com a tendência de crescimento cada vez maior, é muito importante que as empresas escolham a plataforma correta para seus negócios, afinal, as adaptações de novas tecnologias e a evolução de políticas e integração inteligente com soluções avançadas tem conduzido o setor para um cenário de constantes mudanças e evolução ano após ano”, declara Guimarães.
Para o especialista, a plataforma de e-commerce certa pode transformar drasticamente a maneira como as empresas fazem negócios, tanto online quanto off-line. “A sua escolha tem um efeito direto no crescimento e sucesso do seu negócio, por isso encontrar a melhor plataforma para o seu negócio requer uma consideração cuidadosa das suas operações, mercado e objetivos únicos”, conclui Fellipe.