Realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) a partir de uma ampla rede de solidariedade em todo o País, o programa “Mesa Brasil” garantiu em 2022 a distribuição de mais de 1,6 mil toneladas de alimentos a gaúchos em situação de vulnerabilidade social. Foram quase 78 mil beneficiados em cidades como Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Erechim, Ijuí, Rio Grande e Santa Maria.
A iniciativa conta com o apoio de diversos cidadãos, empresas e instituições, promovendo também 379 ações educativas com foco no combate ao desperdício de alimentos e que incluíram a capacitação de 7.295 colaboradores. De acordo com a coordenadora de Ação Social do Sesc no Rio Grande do Sul, Luciana Basile, trata-se de uma importante estratégia para minimizar os impactos da fome:
“Pesquisas recentes mostram que cerca de 33 milhões de brasileiros vivem sob insegurança alimentar, sem saber se terão acesso à comida no dia seguinte. O ‘Mesa Brasil’ trabalha para mudar essa situação, levando alimentos a instituições sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.”
Participação
A meta para 2023 é ampliar o alcance do programa. Para isso, o Sesc trabalha para sensibilizar a sociedade para que participem da rede de solidariedade. “Cada doador é muito importante, pois é com esse trabalho de coleta e entrega que auxiliamos na redução do desperdício e da fome”, sublinha Luciana.
Interessados em conhecer melhor o programa e as instituições assistenciais contempladas encontram informações no sesc-rs.com.br, página “mesabrasil”. Também podem entrar em contato diretamente com o Sesc em cada cidade.
(Marcello Campos)