O índice de atividades turísticas no Rio Grande do Sul avançou 7,4% em novembro de 2022 em relação ao mês anterior, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Essa foi a primeira alta após quatro meses de queda, quando o Estado acumulou um recuo de 14,7%. Com isso, o segmento de turismo se encontra 7,2% acima do patamar de fevereiro de 2020.
Na comparação entre novembro de 2022 e o mesmo mês de 2021, o índice de volume de atividades turísticas no RS apresentou expansão de 15%. O crescimento ocorrido no Estado ficou entre os mais intensos em novembro, acompanhado de São Paulo (0,7%) e Paraná (5,3%).
De acordo com o secretário do Turismo, Vilson Covatti, o aumento da procura no Estado está intimamente ligada, além do trabalho realizado pelo setor privado, às ações de investimento e promoção feitas pelo Poder Público, desde o reforço na pavimentação asfáltica até o auxílio técnico para que os municípios identifiquem seu perfil de turista.