09/03/2022 às 14h27min - Atualizada em 10/03/2022 às 00h00min

Edusp e Fatec lançam virtualmente a obra “O Fantástico e suas Vertentes na Literatura de Autoria Feminina no Brasil e em Portugal”

Evento terá debate transmitido pelo YouTube e contará com a autora Ana Paula dos Santos Martins, que abordou universo de ficções de escritoras marginalizadas

SALA DA NOTÍCIA Murilo do Carmo Janelli
A Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) e a Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Taquaritinga promovem às 18 horas da próxima sexta-feira (11) o lançamento  virtual do livro “O Fantástico e suas Vertentes na Literatura de Autoria Feminina no Brasil e em Portugal” (400 páginas), da professora e doutora em teoria literária Ana Paula dos Santos Martins. Além da autora, participam do debate os professores Ricardo Iannace (USP), Nádia Battella Gotlib (USP) e Luciana Aparecida Ferrarezi (Fatec Taquaritinga). A transmissão será pelo canal de YouTube da Fatec Taquaritinga
A obra traz uma análise comparativa sobre a perspectiva de gênero como forma literária e também como construção cultural. A autora se debruça sobre as ficções de escritoras marginalizadas nos estudos literários e debate procedimentos estéticos com posturas transgressoras em relação à tradição canônica e hegemonicamente masculina. 
Martins aborda campos da teoria e da historiografia literárias e da crítica literária feminista, em perspectiva comparada. As narrativas escolhidas são da segunda metade do século 20, da literatura fantástica e das relações com o maravilhoso, o estranho, o extraordinário e o insólito. As escritoras que são tema do estudo são Maria Ondina Braga, Marina Colasanti, Maria Judite de Carvalho, Lygia Fagundes Telles, Augusta Faro, Maria Teresa Horta, Leticia Wierzchowski e Hélia Correia. 
Ana Paula dos Santos Martins é licenciada em letras pela Universidade Federal de São Carlos, mestre em estudos literários pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara e doutora em teoria literária e literatura comparada pela USP, com pós-doutorado na mesma instituição na área de estudos comparados de literaturas de língua portuguesa. A pesquisadora é hoje professora das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs).
 

Serviço
Lançamento do livro “O Fantástico e suas Vertentes na Literatura de Autoria Feminina no Brasil e em Portugal”
Data: 11 de março
Hora: 18h
Local: Canal de YouTube da Fatec Taquaritinga 

Mais informações - Ex-Libris Comunicação Integrada

Caio Prates - (11) 99911-2151
Fabio Galiotto - (43) 98455-1157
Murilo Carmo - (11) 97123-4167
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp