19/01/2023 às 21h10min - Atualizada em 21/01/2023 às 00h39min

Conta do governador Eduardo Leite no Twitter é recuperada após oito dias de invasão cibernética

Após oito dias de indisponibilidade por causa de uma invasão cibernética, a conta do governador gaúcho Eduardo Leite no Twitter foi recuperada nesta

Rádio Pampa
https://www.radiopampa.com.br/conta-do-governador-eduardo-leite-no-twitter-e-recuperada-apos-oito-dias-de-invasao-cibernetica/

Após oito dias de indisponibilidade por causa de uma invasão cibernética, a conta do governador gaúcho Eduardo Leite no Twitter foi recuperada nesta quinta-feira (19). O ataque hacker derrubou um dos principais meios de interação do político tucano com a sociedade: quem acessasse o perfil dele encontrava a página inativa e com a foto de uma atriz russa de filmes pornográficos, vestida com camiseta da Argentina.

O chefe do Executivo do Rio Grande do Sul – que deve retornar ao Estado neste sábado (21), após uma semana de viagem à Suíça como participante do Fórum Econômico Mundial de Davos – se manifestou sobre a volta de sua atividade na rede social. Primeira mensagem aos quase 243 mil seguidores:

“Recuperei o acesso à conta, depois de alguns dias sob ataque hacker. Agradeço a todos que ajudaram na retomada. Alguns tuítes críticos aos ataques de 8/1 [a vandalização de prédios dos Três Poderes por extremistas em Brasília] foram apagados, mas reitero que a democracia vencerá!”.

Ele já havia relatado outra invasão de seu perfil no Twitter no dia 6 de janeiro, na mesma semana em que 200 milhões de internautas de todo o planeta relataram terem seus e-mails “capturados” por criminosos digitais. Leite comunicou, na ocasião, aos seus mais de 250 mil seguidores na rede social:

“Retomei a conta do Twitter, que aparentemente tinha sido ‘sequestrada’ com a tentativa de nos forçar a comprar um domínio de internet antigo, que já tive, havia expirado e que anteriormente estava registrado junto a essa conta. Voltamos a ‘tuitar’ normalmente aqui”.

Incidente que se repete

Quase um ano atrás, sites vinculados ao portal do governo gaúcho (rs.gov.br), ficaram fora do ar após uma invasão semelhante, mas voltaram a funcionar horas mais tarde. O ataque, na madrugada de 8 de fevereiro, não chegou a causar perdas de dados ou exposição de usuários, pois teve abrangência limitada e foi constato 19 minutos após a sua deflagração.

O baixo impacto do incidente motivou não impediu o acionamento de plano de contingência pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), responsável pela administração das páginas. As medidas incluíram a suspensão intencional dos endereços eletrônicos, em caráter preventivo.

Na mesma época, foram alvo de investidas desse tipo os sistemas do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). Mas nesse caso a paralisação total ou parcial do site oficial do órgão durou diversas semanas, causando uma série de transtornos ao órgão, servidores e população.

Invasões por hackers também atingiram na época as plataformas digitais do Ministério da Saúde. Dentre outros problema, foi afetada a atualização de dados estatísticos sobre a campanha de vacinação contra o coronavírus no País.

(Marcello Campos)



Fonte: https://www.radiopampa.com.br/conta-do-governador-eduardo-leite-no-twitter-e-recuperada-apos-oito-dias-de-invasao-cibernetica/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp