22/01/2023 às 23h44min - Atualizada em 23/01/2023 às 06h02min

Lula troca guarda do Palácio do Planalto e exonera militar ligado a Bolsonaro

Lula troca guarda do Palácio do Planalto e exonera militar ligado a Bolsonaro - Jornal O Sul

Jornal O Sul
https://www.osul.com.br/lula-troca-guarda-do-palacio-do-planalto-e-exonera-militar-ligado-a-bolsonaro/

Após demitir o comandante do Exército, general Júlio César de Arruda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva exonerou do cargo ao menos três outros militares, sendo dois ligados diretamente à Presidência. Além deles, também foi dispensado o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro e que foi indicado em maio para chefiar o 1º Batalhão de Ações e Comandos, em Goiânia.

Foram afastados, junto com Arruda, o general Gustavo Henrique Dutra, chefe do Comando Militar do Planalto, e o tenente-coronel Paulo da Hora, chefe do Batalhão da Guarda Presidencial.

O coronel Cid é filho do general Mauro Cesar Lourena Cid, que foi colega de Bolsonaro no curso de formação de oficiais do Exército. Foi na gestão de Bolsonaro que Mauro Cid foi promovido de major a tenente-coronel.

O governo Lula pressionava o então comandante do Exército a revogar a nomeação de Cid ao batalhão em Goiânia, que é ligado ao Comando de Operações Especiais. Mais trocas na chefia das Forças Especiais devem ocorrer nos próximos dias.

Mais de 144 militares da ativa que trabalhavam na Presidência da República foram exonerados nos primeiros 18 dias de governo.

No lugar do comandante do Exército demitido, o presidente Lula nomeou o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, até então comandante militar do Sudeste.



Fonte: https://www.osul.com.br/lula-troca-guarda-do-palacio-do-planalto-e-exonera-militar-ligado-a-bolsonaro/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp