A primeira fase da pavimentação das vias internas do Porto do Rio Grande, que começou em novembro de 2022, foi concluída em janeiro de 2023. A Portos RS investiu R$ 3,5 milhões na realização das obras. Em breve, um novo edital de licitação será lançado para selecionar a empresa que fará a execução da segunda etapa das obras estruturantes que estão previstas.
As obras realizadas na primeira etapa foram: aplicação de asfalto sobre 20 mil metros quadrados de vias internas, construção de novos acessos em concreto armado na entrada das balanças e realização de intervenções no sistema de drenagem do cais público.
De acordo com o diretor de Infraestrutura da Portos RS, Lucas Meurer, as obras eram demandas antigas da comunidade portuária. “As intervenções realizadas melhorarão o dia a dia operacional do porto. Essa foi a primeira etapa de uma recuperação completa que daremos continuidade ainda este ano.”
O diretor destacou ainda que a dragagem do canal de acesso e a pavimentação do cais do Porto do Rio Grande foram tratadas como prioridade pela diretoria de Infraestrutura da Portos RS, desde o momento em que houve a mudança da condição de autarquia para empresa pública.
Obras em estradas
O governador Eduardo Leite e o vice-governador Gabriel Souza cumprem roteiro de vistorias a obras em estradas no Litoral nesta sexta-feira (3). A primeira parada será em Capão da Canoa, para conferir os trabalhos de duplicação da rodovia ERS-407.
Na sequência, Leite e Gabriel seguem para Tramandaí, onde farão vistoria no trecho em recuperação da ERS-030, próximo ao posto do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM).
Ainda no Litoral Norte, em Imbé, ambos conferem os trabalhos realizados no novo trecho da Avenida Paraguassu, esquina com a Avenida Viamão. De lá, Leite e Gabriel partem para vistoriar as obras na RSC-101, em trecho próximo ao município de Mostardas.
Ao final da visita, ambos retornam ao Litoral Norte.