Um parque “suspenso”. É como está sendo definido o Parque das Orquídeas, em Gramado, na Serra Gaúcha, que ficará cerca de 60 metros acima da avenida Borges de Medeiros, a principal da cidade, no Centro. Com área de 37 hectares, o local tem a expectativa de estar entre os maiores parques de acessibilidade do Brasil.
Desenvolvido pelo Instituto E, fundado por Oskar Metsavaht, o espaço permitirá acesso de qualidade a surdos, mudos, cegos e cadeirantes. O Parque das Orquídeas será um local contemplativo em que todos poderão desfrutar das suas belezas naturais de maneiras diferentes, mas sem deixar de aproveitar cada detalhe que a área oferece. A data para a inauguração do espaço ainda não foi divulgada.
Está em estudo a possibilidade de construção de um teleférico, que fará a ligação com o Parque dos Pinheiros, já existente em Gramado. “Estamos estudando algumas ações que tornarão este passeio acessível a todos”, ressaltou o ambientalista Duda Tedesco, responsável pelo Plano de Manejo.
O parque será construído pelo W Escapes Gramado Hotel & Residences, que iniciará suas obras no primeiro semestre deste ano, como uma das contrapartidas ao município.