O governo do Rio Grande do Sul autorizou a concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr, a antecipar para junho a duplicação da rodovia RSC-287. O trecho que será duplicado tem 30 quilômetros e fica entre os municípios de Venâncio Aires e Santa Cruz, no Vale do Rio Pardo.
O início das intervenções acontecerá a partir da entrega dos projetos executivos e da obtenção das licenças necessárias por parte da concessionária. “Os principais benefícios são o aumento de segurança viária e a redução do tempo de deslocamentos para os usuários, assim como o impacto econômico positivo para a região”, afirmou o secretário de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi.
“Essa é uma das vantagens de se promover concessões: a iniciativa privada possui uma agilidade maior em realizar obras que melhoram a vida das pessoas”, destacou.
Duplicação e investimentos
O contrato de concessão da RSC-287, principal ligação entre a Região Metropolitana de Porto Alegre e o Centro do Estado, prevê R$ 2,7 bilhões em investimentos privados pelos próximos 30 anos e inclui a duplicação dos 204,5 quilômetros nos dois sentidos de fluxo.