16/02/2023 às 22h17min - Atualizada em 17/02/2023 às 06h03min
Ex-advogado de Lula é favorito para ocupar vaga de ministro do Supremo
Ex-advogado de Lula é favorito para ocupar vaga de ministro do Supremo - Jornal O Sul
Jornal O Sul
https://www.osul.com.br/ex-advogado-de-lula-e-favorito-para-ocupar-vaga-de-ministro-do-supremo/
Há consenso entre os integrantes do governo mais próximos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que ele mantém o advogado Cristiano Zanin como favorito para ocupar a primeira vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) aberta no governo Lula. O posto será aberto em maio, com a aposentadoria de Ricardo Lewandowski.
Zanin está sob artilharia de aliados do presidente que defendem a escolha de outros nomes para a Corte. O advogado se tornou alvo de críticas após ser contratado pelas Americanas na ação contra o BTG Pactual. As queixas chegaram a Lula.
Ministros do governo relataram que o presidente não teria considerado esse fato “um problema” e disse que, como advogado, Zanin precisa trabalhar.
Zanin disse a pessoas próximas que Lula ainda não garantiu a ninguém, inclusive a ele, a indicação ao Supremo. E que, portanto, não pode simplesmente abrir mão das atividades no escritório e deixar de advogar.
Quando é indagado sobre o fato de ter pego um cliente tão grande e controverso como as Americanas, Zanin tem ressaltado que também assumiu o caso Varig há quase 20 anos. E que é natural que seu nome seja lembrado, sem associação a Lula, em imbróglios empresariais do tipo. A longa carreira na advocacia, por sinal, é sublinhada por Zanin ao se mostrar aberto a novo desafio no STF, caso seja o desejo de Lula.
Nos últimos dias, o presidente criticou duramente Jorge Paulo Lemann, um dos maiores acionistas das Lojas Americanas. E disse que o rombo da empresa configura uma “motociata”, em comparação com o termo “pedalada fiscal”.
Após as críticas, Lula e Zanin já estiveram juntos pessoalmente em Brasília. Aliados do advogado afirmam que o presidente não demonstrou mágoa por conta do caso Americanas.
Brasília
Cristiano Zanin tem intensificado a presença em eventos jurídicos em Brasília. Na semana passada, compareceu à festa de despedida do ministro Jorge Mussi, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), e a um lançamento de livro no Supremo.
A festa foi organizada na casa do editor de uma revista jurídica e contou com a presença de ao menos quatro ministros do STF: Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski. Também estavam no local o advogado-geral da União, Jorge Messias, homem de confiança de Lula. Quase todos os ministros do STJ foram ao evento.
Antes da festa, Zanin esteve no lançamento de uma coletânea de textos jurídicos no STF. Teve a chance de cumprimentar Edson Fachin, Gilmar Mendes e Barroso, além de Messias. Nos primeiros dias de janeiro, o advogado fez questão de comparecer à maioria das posses na Esplanada dos Ministérios. Em 1º de fevereiro, foi à cerimônia do STF de abertura do ano judiciário.
Fonte: https://www.osul.com.br/ex-advogado-de-lula-e-favorito-para-ocupar-vaga-de-ministro-do-supremo/