22/02/2023 às 20h00min - Atualizada em 23/02/2023 às 00h08min

Governo federal envia ministros para visitar área destruída pela seca no Rio Grande do Sul

Governo federal envia ministros para visitar área destruída pela seca no Rio Grande do Sul - Jornal O Sul

Jornal O Sul - RS
https://www.osul.com.br/governo-federal-enviara-ministros-para-visitar-area-destruida-pela-seca-no-rio-grande-do-sul/

O governo federal montou uma força tarefa de ministros para visitar área destruída pela seca, no município Hulha Negra, localizado na fronteira Sul do Estado, nesta quinta-feira (23).

A visita reforça a atenção que o governo federal quer dar para as regiões afetadas por desastres naturais e a situação de poucos recursos com que encontrou a Defesa Civil. A região é uma das mais castigadas pela estiagem que afeta o Estado, pela terceira safra consecutiva.

De acordo com o Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional, além do ministro da pasta Waldez Góes, a comitiva é composta pelos ministros do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, além de Edgar Pretto, futuro presidente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Recursos

O governo federal divulgou que realizou, neste ano, repasse de R$ 33 milhões para municípios afetados por desastres naturais em dez estados: São Paulo, Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pará, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul.

São casos de destruição por chuvas intensas, vendavais, deslizamentos, alagamentos, seca. A cifra não inclui os danos recentes ocorridos no litoral paulista, como na cidade de São Sebastião.

De acordo com o secretário nacional de Defesa Civil, Wolney Wolf, os municípios ainda não apresentaram o levantamento de estragos. A Defesa Civil encaminhou equipes federais para auxiliar no preparo do plano de trabalho de assistência e socorro.

“Hoje devemos receber os primeiros planos de trabalhos referentes à resposta assistência humanitária e restabelecimento. O município está dimensionando os impactos causados pelo evento extremo que ocorreu no final de semana e as necessidades para apoiar à população atingida”, afirmou Wolf, na terça (21).

Nessa quarta (22), o governo federal autorizou o repasse de R$ 430 milhões para ações emergenciais de enfrentamento da estiagem no interior do Estado.

Segundo o governo, os recursos serão destinados às áreas da agricultura, desenvolvimento social e defesa civil.

O repasse foi autorizado após reunião, no Palácio da Alvorada, entre o presidente Lula e ministros para avaliar as demandas de prefeitos, deputados, vereadores e entidades gaúchas.

Participaram da reunião os ministros Rui Costa (Casa Civil), Paulo Pimenta (Secom), Wellington Dias (MDS), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Carlos Fávaro (Agricultura) e Alexandre Padilha (SRI), além do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galipolo.

Além das ações emergenciais, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta (PT), afirmou que o governo federal pretende intensificar o diálogo com o governo estadual e com os prefeitos para ações que diminuam as consequências da seca.



Fonte: https://www.osul.com.br/governo-federal-enviara-ministros-para-visitar-area-destruida-pela-seca-no-rio-grande-do-sul/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp