31/03/2023 às 11h05min - Atualizada em 01/04/2023 às 06h05min

Secretaria de Turismo do RS lança plataforma de dados para monitoramento da experiência turística no estado

Secretaria de Turismo do RS lança plataforma de dados para monitoramento da experiência turística no estado - Jornal O Sul

Jornal O Sul - RS
https://www.osul.com.br/setur-lanca-plataforma-monitoramento-turismo/

A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) lançou os primeiros painéis interativos de dados estatísticos do setor no estado — os BIs, plataforma reconhecida internacionalmente para a divulgação de informações. O evento aconteceu nesta quinta-feira (30) e integrou a programação do South Summit Brazil, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre.

Os dados disponibilizados contemplam o cálculo da participação do turismo no PIB gaúcho, assim como o fluxo de passageiros que chegaram ao estado por meio da malha aérea e o perfil do visitante dos eventos com fluxo turístico. O secretário estadual do Turismo, Vilson Covatti, pondera que as informações são fundamentais para o planejamento de políticas públicas no segmento. “O turismo precisa levar conhecimento e inovação, mas, sobretudo, elevar o padrão humano”, enfatiza.

O economista Antônio Pedro Lima, coordenador do Observatório do Turismo do RS, lembra que a ferramenta já é consolidada no setor privado, mas ainda está sendo incorporada nos entes governamentais. Durante o encontro, ele citou a inspiração dos painéis lançados no TravelBI, case de sucesso de Portugal para o uso dos dados. “Informações consistentes e precisas podem auxiliar na tomada de decisão, inclusive para ter um olhar de mercado mais apurado”, argumenta.

Crescimento do turismo como resultado da estrutura social

Durante o lançamento, a Setur também recebeu o economista português Roberto Tavares Antunes, especialista na área de inovação no turismo, para uma palestra sobre o tema. O turismo português é um dos principais exemplos mundiais de como fortalecer o destino e atrair novos visitantes. Em 2022, a participação do segmento no PIB do país europeu foi de 18%, enquanto no Rio Grande do Sul o número representa 4%.

Conforme Antunes, o setor precisa ser trabalhado de uma forma multifatorial, em conjunto com o restante da sociedade. “Turismo é uma indústria do bem. Só existe um bom turismo quando existe paz e coesão territorial. Queremos um turismo que promova a geração de empregos, reduza as desigualdades… Sem trazer incômodos para a população”, argumentou.

“Nunca o português esteve tão feliz como hoje, e o turismo contribui de forma imensa para isso, com a valorização cultural. Portugal agora é uma marca de qualidade, motivo de orgulho para os seus cidadãos”, explica o especialista. “O turismo é oferta de experiências e se constrói com uma estrutura social, com base em tudo que acontece na economia. Se houver um cenário eficiente, é mais fácil prosperar com o turismo”, finaliza.

Na programação, o diretor-geral da Setur, Rafael Carniel, também mediou um painel sobre os movimentos de inovação no turismo gaúcho, possibilitando o debate do atual cenário do setor no estado e as projeções para o desenvolvimento do segmento. O encontro contou com a participação de Roberto Antunes, da empresária e vice-presidente do Transforma RS, Gabriela Schwan, e da coordenadora de Turismo do Sebrae-RS, Amanda Paim.



Fonte: https://www.osul.com.br/setur-lanca-plataforma-monitoramento-turismo/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp