04/04/2023 às 21h47min - Atualizada em 05/04/2023 às 06h18min

Lula recebe no Palácio do Planalto primeiro grupo de generais promovidos no novo mandato dele

Lula recebe no Palácio do Planalto primeiro grupo de generais promovidos no novo mandato dele - Jornal O Sul

Jornal O Sul
https://www.osul.com.br/lula-recebe-no-palacio-do-planalto-primeiro-grupo-de-generais-promovidos-no-novo-mandato-dele/

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nessa terça-feira (4), em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), oficias generais do Exército, Marinha e Aeronáutica que foram promovidos recentemente.

A cerimônia, que costuma ocorrer três vezes ao ano, é a primeira do tipo realizada por Lula neste terceiro mandato presidencial.

Ao todo, foram promovidos em 31 de março 56 oficiais generais (generais, almirantes e brigadeiros) das Forças Armadas.

Acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, Lula cumprimentou cada um dos militares promovidos.

Além de Lula, participaram da solenidade de cumprimento aos militares o ministro da Defesa, José Múcio, e os comandantes das forças, general Tomás Ribeiro Paiva (Exército), almirante Marcos Sampaio Olsen (Marinha) e brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno (Aeronáutica).

Relação com militares

Como presidente da República, Lula é o comandante em chefe das Forças Armadas. O presidente e o ministro da Defesa, José Múcio, trabalharam nos primeiros meses de governo para afinar a relação com os militares, que ocuparam cargos de destaque na gestão de Jair Bolsonaro.

Após os atos extremistas de 8 de janeiro, Lula defendeu a punição a militares que se envolveram com as ações extremistas.

O presidente também trocou o comando do Exército, com a saída do general Júlio Cesar Arruda e a nomeação do general Tomás Paiva. Lula tem repetido que deseja Forças Armadas bem preparadas, porém distantes da política.

O governo avalia investimentos na indústria de defesa do País, enquanto discute uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que veta o retorno ao serviço ativo de militares que se afastam para disputar eleições.

CPI

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou convite para ouvir o general Augusto Heleno sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Heleno foi chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o governo de Jair Bolsonaro. Se aceitar o convite, a oitiva do militar será no dia 4 de maio.

Os deputados distritais também aprovaram requerimento para ouvir o general Gustavo Henrique Dutra de Menezes. O militar era chefe do Comando Militar do Planalto, responsável pela área durante os atos de vandalismo de 8 de janeiro, na Praça dos Três Poderes. Esse convite de depoimento está marcado para 18 de maio.

Por se tratarem de convites, os militares não são obrigados a comparecer.



Fonte: https://www.osul.com.br/lula-recebe-no-palacio-do-planalto-primeiro-grupo-de-generais-promovidos-no-novo-mandato-dele/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp