Com o tema “Entre o Caos e a Ordem”, a temporada 2023 do Fronteiras do Pensamento foi lançada na noite desta segunda-feira (10), na Casa da Memória da Unimed Federação/RS, em Porto Alegre. O objetivo do encontro foi divulgar os nomes dos palestrantes da edição. A ativista iraquiana Nadia Murad, Nobel da Paz em 2018, foi a primeira anunciada.
Em seu discurso, o curador do ciclo de conferências, Fernando Schüler, contou como o projeto é desenvolvido. De acordo com ele, primeiramente a problemática do ano é decidida, o que costuma levar meses de trabalho, através de análises e consultas com especialistas. Após essa etapa, são selecionados palestrantes para responderem questionamentos sobre o assunto escolhido.
“A ideia é capturar aquilo que realmente incomoda no mundo contemporâneo. E a partir daí convidar um conjunto de estudiosos, para provocá-los intelectualmente”, explicou Schüler.
Este ano, a principal temática será a incerteza contemporânea. “Temos uma expansão positiva muito forte em termos tecnológicos, crescimento de renda e indicadores sociais. Hoje claramente há um problema de natureza existencial, com uma overdose de informações. As pessoas estão superconectadas, mas surpreendentemente mais solitárias.”
Há 16 anos, o Fronteiras do Pensamento se consolidou como uma das mais prestigiadas plataformas culturais do país, totalizando mais de 300 convidados e 300 mil pessoas impactadas. Ao todo, serão seis conferências presenciais e três em formato on-line. Para participar, é só adquirir o ingresso, a partir do dia 17 de abril, no site www.fronteiras.com.
Confira abaixo a lista de participantes:
Presenciais
31/05
– Rosa Montero, escritora e jornalista espanhola
21/06
– Nadia Marud, ativista iraniana e Nobel da Paz em 2018
05/07
– David Eagleman, neurocientista e escritor
09/08
– Michael Sandel, filósofo político, escritor e professor
13/09
– Douglas Rushkoff, autor e documentarista estadunidense
04/10
– David Wengrow, arqueólogo e escritor britânico
On-line
30/08
– Luc Ferry, filósofo e escritor francês
31/08
– Eduardo Giannetti, economista
– Christian Dunker, psicanalista e escritor brasileiro