Após viajar para a China e aos Emirados Árabes Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que retorna ao Brasil “com a certeza de que estamos voltando à civilização”. O petista e sua comitiva desembarcaram em Brasília na noite de domingo (17).
“Retorno ao Brasil com a certeza de que estamos voltando à civilização. Nos Emirados Árabes, fechamos acordos que somam R$ 12,5 bilhões. Na China, foram 50 bilhões. E, mais importante, reabrimos as portas do mundo para mais avanços para o nosso País”, declarou Lula.
O presidente classificou as visitas aos dois países como “extraordinárias”. “O Brasil está de volta ao cenário internacional e às grandes decisões mundiais”, afirmou Lula.
As críticas feitas pelo presidente brasileiro aos Estados Unidos durante a viagem à China causaram surpresa e contrariedade em Washington. A passagem de Lula por Pequim foi acompanhada com atenção especial pela diplomacia norte-americana. Também houve desconforto com a fala de Lula responsabilizando a Ucrânia pela guerra com a Rússia.
No final de sua visita a Pequim, Lula cobrou dos Estados Unidos que “parem de incentivar a guerra e comecem a falar em paz” para encaminhar um acordo entre os dois países que estão em conflito desde 24 de fevereiro de 2022.
Chanceler russo
O chanceler da Rússia, Serguei Lavrov, se reúne nesta segunda (17), em Brasília, com representantes do governo brasileiro. Entre os assuntos discutidos, além da guerra com a Ucrânia, estão parcerias nas áreas de comércio e investimentos, ciência e tecnologia, meio ambiente, energia, defesa, cultura e educação.