18/04/2023 às 21h48min - Atualizada em 19/04/2023 às 00h37min

Veja quem são os primeiros denunciados por invadir as sedes dos Três Poderes

Veja quem são os primeiros denunciados por invadir as sedes dos Três Poderes - Jornal O Sul

Jornal O Sul
https://www.osul.com.br/veja-quem-sao-os-primeiros-denunciados-por-invadir-as-sedes-dos-tres-poderes/

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou nessa terça-feira (18) a decidir se torna réus 100 dos 1,3 mil denunciados pela invasão e depredação da sede dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro. A lista conta com advogados, professores, veterinários e empresários.

Desde o ataque, a Procuradoria Geral da República (PGR) já denunciou 1.390 pessoas por atos antidemocráticos, sendo 239 no núcleo dos executores, 1.150 no núcleo dos incitadores e uma pessoa no núcleo que investiga suposta omissão de agentes públicos.

Veja alguns dos bolsonaristas que terão seus casos analisados pelo STF:

  • Ademir Domingos Pinto da Silva, de Gravataí (RS), tem 52 anos. Conforme publicações nas redes sociais, já trabalhou com eletrônicos e extintores de incêndio.
  • Airton Dorlei Scherer, é de Horizontina, na região noroeste do RS, e tem 44 anos. É MEI.
  • Alessandra Faria Rondon é casada com Joelton Gusmão de Oliveira, que também foi preso. Ela publicou vídeos nas redes sociais de dentro do Senado e xingou o ministro da Agricultura do governo Lula, senador Carlos Fávaro (PSD-MT), e outros dois representantes de MT – Wellington Fagundes (PL-MT) e Jayme Campos (União-MT) – de “traidores da pátria”.
  • Alethea Verusca Soares tem 48 anos e mora em São José dos Campos (SP), na região do Vale do Paraíba. Alethea publicou nas redes sociais vídeos e fotos participando dos acampamentos bolsonaristas em São José dos Campos.
  • Ana Carolina Isique Guardieri Brendolan se identifica nas redes sociais como médica veterinária e social media. Além dos vídeos postados nos dias do ato em Brasília, a bolsonarista também publicou fotos em QG dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na capital federal, em dezembro do ano passado.
  • Ana Paula Neubaner Rodrigues, 35 anos, foi candidata a vereadora por Ipatinga em 2020.
  • Angelo Sotero de Lima, de 57 anos, é morador de Blumenau (SC) e se apresenta nas redes sociais como músico. No Instagram, compartilhou fotos e vídeos participando de atos golpistas, incitando cassação de ministros do STF e pedindo intervenção militar.
  • Barquet Miguel Junior é advogado e vive em Ribeirão Preto (SP). Em depoimento à Polícia Civil do Distrito Federal, ele disse que viajou a turismo para a capital federal no final de semana das manifestações.
  • Carlos Eduardo Bon Caetano da Silva atua como agente de patrimônio do Posto de Polícia Técnico Científica (PRPTC) em Niterói (RJ).
  • Charles Rodrigues dos Santos, de 41 anos, da Serra, na Grande Vitória. Ele é pedreiro e em dezembro de 2019, o Ministério Público do Espírito Santo moveu um processo contra ele por violência doméstica. A vítima é uma ex-companheira dele.
  • Clayton Nunes é barbeiro. Durante o ataque terrorista à sede do Poder Legislativo, ele fez ao menos cinco vídeos e os publicou nas redes sociais.
  • Davis Baek, 41 anos, é solteiro, natural de São Paulo e profissional autônomo. Ele disse ter renda mensal de R$ 5 mil, dois carros, e ensino superior incompleto. Declarou ser cristão, relatou que saiu da capital para participar da manifestação e estava acampado no QG do Exército.
  • Djalma Salvino Dos Reis é morador de Itaporã (MS).
  • Eduardo Zeferino Englert, de Santa Maria (RS), tem 41 anos. O empresário chegou a publicar sobre a viagem no Facebook: “Dizia ele, estou indo para Brasília, neste país lugar melhor não há”, escreveu em seu perfil.
  • Edvagner Bega é médico veterinário e possui uma empresa que atua em comércio de medicamentos veterinários, criação de animais de estimação, serviço de inseminação artificial em animais, entre outras atividades. Na descrição da empresa, ele declara que já atuou como Médico Veterinário na Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron).
  • Fabio Jatchuk Bullmann é morador de Campo Grande.
  • Fátima Aparecida Pletti tem 61 anos e é de Bauru (SP). Nas redes sociais, há uma publicação em que ela organiza o ônibus que saiu da cidade para Brasília. Fátima também escreveu que estava em busca de verba para que a hospedagem próxima às sedes dos Poderes fosse gratuita.
  • Fátima de Jesus Prearo Correa, de 44 anos, é servidora pública municipal de Limeira, contratada como auxiliar administrativo e com atuação na área de segurança pública.
  • Felipe Feres Nassau, de 37 anos, é nutricionista e vive em Brasília.
  • Fernando Placido Feitosa, de 27 anos, mora em São Paulo. Chegou a Brasília junto a conhecidos que levou no próprio carro, uma picape, no sábado (7), e ficou acampado no quartel-geral do Exército.
  • Gleisson Volff, 33 anos, é administrador de uma padaria de Cacoal (RO). Nas redes sociais, publicou um vídeo dentro da Praça dos Três Poderes, que estava fechada no domingo (8), e mostrou um grande número de bolsonaristas golpistas subindo a rampa do Congresso Nacional.
  • Marco Túlio Rios Carvalho é um advogado e empreendedor de São João Del Rei (MG). Em uma foto feita pelo fotógrafo Adriano Machado, da Reuters, Marco Túlio é flagrado em meio à depredação no Palácio do Planalto. Ele aparece no centro da imagem abaixo, com uma blusa branca amarrada na cintura.
  • Marcos Soares Moreira é morador da Serra, na Grande Vitória, já fez trabalhos como modelo e é conhecido por atuar numa empresa de fabricação própria de cortinas.
  • Sheila Mantovanni tem 46 anos e é professora em Mogi das Cruzes (SP). Em uma rede social, a professora e se diz de direita e conservadora.
  • Thiago Queiroz, 45 anos, é de Patos de Minas. No dia da invasão aos prédios públicos, o advogado fez transmissões ao vivo enquanto participava da invasão ao Congresso Nacional. Em uma das transmissões, ele aparece dentro do plenário do Senado. Em outro trecho, ele afirma que vai levar algo “de lembrança”.


Fonte: https://www.osul.com.br/veja-quem-sao-os-primeiros-denunciados-por-invadir-as-sedes-dos-tres-poderes/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp