Nevou no começo desta noite no Planalto Sul Catarinense. O fenômeno foi observado na localidade de Bom Jardim da Serra, a mais de mil metros de altitude e perto do paredão da Serra junto ao Sul catarinense, onde há aporte de umidade do oceano. Conforme a Climaterra, nevou também em São Joaquim. No distrito do Cruzeiro, a 1.500 metros, com pequenos flocos de neve na área urbana com flocos misturados à chuva (chamada precipitação mista).
️ TEMPO | Precipitação de neve nesta noite em Bom Jardim da Serra (SC). Evento raro para abril. Neve mais cedo a ocorrer no Brasil foi em 17/4/1999. Saiba mais da neve desta noite em https://t.co/1oZHNLYO3z. Vídeo via WhatsApp. pic.twitter.com/pM994WOm7f
— MetSul.com (@metsul) April 19, 2023
Os vários vídeos publicados em redes sociais mostram que ocorreu uma pancada de neve, o que propiciou rápida acumulação dos flocos sobre superfícies, como automóveis. A pancada de neve veio com muito fortes rajadas de vento em cenário semelhante ao que ocorreu em julho de 2021 no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Na sequência, os vídeos mostravam chuva, situação comum em que a precipitação ocorre no limite para a neve.
A neve foi favorecida por dois fatores. Primeiro, a incursão de uma massa de ar frio de maior intensidade. Segundo, a circulação de umidade de um centro de baixa pressão que formou nuvens de desenvolvimento vertical sobre o Rio Grande do Sul – até com granizo – e que migraram para o Planalto Sul catarinense. Com a altitude do Planalto Sul, a precipitação caiu em forma de neve.
TEMPO | Chuva congelada misturada a flocos de neve no Planalto Sul Catarinense. Sim, os dois fenômenos podem ocorrer simultaneamente. Já vimos pessoalmente, na Escandinávia, neve, chuva congelada e graupel, três tipos distintos de precipitação invernal, caindo ao mesmo tempo. https://t.co/zKRn30xir7
— MetSul.com (@metsul) April 20, 2023
O evento é extremamente interessante porque a temperatura em camadas mais baixas da atmosfera não era muito baixa, sequer baixando de 0ºC no nível de 850 hPa, o que em teoria desfavorece nevar.
Os modelos de previsão indicavam 4ºC positivos em 850 hPa (nível de 1500 metros) para a região em que nevou. Mas em camadas imediatamente mais altas havia frio suficiente para a neve com o bolsão do ar mais gelado sobre a área em níveis médios da atmosfera. A cinco mil metros de altitude, a temperatura estava em 20ºC abaixo de zero.
Aí entra o fator determinante para ter nevado. Ocorre que havia nuvens mais carregadas pela circulação ciclônica. Neste tipo de situação, ocorre precipitação em forma de pancadas e o ar está mais seco perto da superfície. Isso permite que a precipitação que deixa a nuvem como neve mantenha-se como neve até o chão, mesmo com temperatura mais alta em superfície.
O evento de neve desta noite é histórico porque ocorre em abril, mês em que é muito pouco comum nevar. O evento mais precoce de neve no Sul do Brasil ocorreu em 17 de abril de 1999 com uma forte massa de ar polar acompanhada de circulação ciclônica.
Fonte: Metsul.