A Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) emitiu a licença prévia para a duplicação da RSC-287, entre Tabaí, no Vale do Taquari, e Santa Maria, na Região Central do RS.
As obras serão executadas pela concessionária Rota Santa Maria, do Grupo Sacyr, nas cidades de Agudo, Bom Retiro do Sul, Candelária, Novo Cabrais, Paraíso do Sul, Passo do Sobrado, Restinga Sêca, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Tabaí, Taquari, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz.
“A concessão da RSC-287 foi a primeira a ser concretizada pelo governo do Estado, tornando esse projeto emblemático para nós”, disse a secretária estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.
A audiência pública referente à licença prévia aconteceu em janeiro, de forma híbrida, na Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul). O objetivo foi tornar público o estudo de impacto ambiental, além de ouvir manifestações e sugestões da comunidade.
A concessionária Rota Santa Maria assumiu a operação da RSC-287 em agosto de 2021. O trecho totaliza 204,71 quilômetros de rodovia, passando por 12 cidades. A concessão prevê R$ 2,7 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos, com a duplicação de mais de 200 quilômetros e geração de 1.300 empregos diretos e indiretos.