A colheita das safras do milho e da soja estão se encaminhando para a reta final no Rio Grande do Sul. A colheita da soja alcançou 97% da área cultivada, enquanto a do milho chegou a 89%, segundo balanço divulgado na quinta-feira (25) pela Emater/RS-Ascar.
Nas lavouras de soja onde a colheita já terminou, os produtores estão planejando estratégias de manejo e correção do solo. Apesar do avanço pouco significativo no período, a implantação de plantas de cobertura de inverno também tem se tornado uma questão de grande importância, devido à necessidade de aumentar a matéria seca para melhorar as características físicas do terreno, pois nas lavouras com manejo adequado do solo, as produtividades da soja foram superiores em comparação às demais, mesmo diante do déficit hídrico.
Já os pequenos produtores de milho realizaram, no período, encomendas de sementes advindas do Programa Troca-Troca.
Outras culturas de verão:
– Milho silagem: no período, foram realizadas atividades de ensilagem em maior número de lavouras, respeitando a fase ideal de corte das plantas para obter a melhor proporção de massa verde e de grãos para o alimento conservado. A área colhida alcançou 95% da área de cultivo.
– Arroz: a colheita foi tecnicamente encerrada. Restam alguns talhões a serem finalizados a oeste do Estado, mas os índices estatísticos não são significativos.
– feijão 1ª safra: a área cultivada em 1ª safra no Estado somou 31.449 hectares. A colheita está encerrada. A estimativa final de produtividade é de 1.576 kg/ha.
– feijão 2ª safra: a colheita progrediu para 43% da área de cultivo. A estimativa de produtividade é de 1.376 kg/ha. As lavouras em fase de maturação representam 44% do total, enquanto 13% encontram-se em fase de enchimento de grãos.