O Ministério da Educação (MEC) oferece cerca de 200 cursos livres totalmente gratuitos em diversas áreas. Eles são realizados de forma online por meio da plataforma Aprenda Mais e não possuem acompanhamento de professores ou aulas ao vivo, podendo ser realizados em qualquer ritmo com o auxílio de textos e vídeos.
Os cursos permitem a emissão de certificado e são direcionados a estudantes de ensino médio, superior ou profissionais das áreas. Não há limite de vagas e as inscrições podem ser feitas a qualquer momento.
Saiba quais são as áreas:
– Ambiente e saúde;
– Informação e comunicação;
– Ciências exatas;
– Ciências humanas;
– Desenvolvimento educacional e social;
– Gestão e negócios;
– Idiomas, línguas e literatura;
– Informação e comunicação;
– Produção alimentícia;
– Produção cultural e design;
– Recursos naturais;
– Segurança;
– Turismo, hospitalidade e lazer.
Para realizar a inscrição e ter acesso aos conteúdos, é necessário ter cadastro na plataforma Aprenda Mais. Na página inicial, é só clicar em alguma das áreas de conhecimento e depois em “criar uma conta”. Por fim, é só preencher as informações e criar uma senha.
A carga horária varia entre 20 e 60 horas, dependendo do curso. Caso já tenha cadastro no site, é só fazer o login.
Encceja 2023
Candidatos inscritos no Exame para Certificação de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 podem estudar de forma online e gratuita, de onde e quando quiser, para o exame que acontece em 27 de agosto em todo o país.
A oportunidade é garantida pelo SEJA, curso concebido e oferecido pela Fundação Roberto Marinho que quer preparar estudantes para conquistarem o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio.
As aulas começam no dia 12 de junho e vão até o dia 24 de agosto.
Além de aprofundar os conhecimentos nas áreas cobradas no exame, o curso também dará acesso a um conteúdo diversificado e de qualidade, e a atividades que vão ajudar na preparação para o exame.
Diretor da Escola da Fundação Roberto Marinho, Renan Carlos explica que muitas vezes os candidatos têm dificuldades em identificar os principais pontos a abordados nas provas, e o SEJA quer ajudar nisso.
“O curso irá fornecer um direcionamento para o exame, a partir de um ambiente online de aprendizado, com materiais de estudo, exercícios práticos, simulados, com orientações de professores especializados e uma estrutura de estudo organizada”, detalha.
No ambiente virtual, os participantes também poderão compartilhar experiências, trocar conhecimentos e se apoiar mutuamente durante todo o processo, com educadores disponíveis para dar orientação necessárias.