O governo gaúcho firmou acordo prevendo a adesão do Rio Grande do Sul ao Centro de Inovação em Turismo (“Tourism Innovation Hub”, na denominação em inglês) da empresa norte-americana Mastercard. No foco da iniciativa está o acesso a soluções criativas e o apoio à identificação de projetos de potencial interesse para o Estado, primeiro do Brasil a formalizar essa parceria.
Coube ao vice-governador Gabriel Souza a assinatura do documento, durante missão oficial à Espanha. Ele estava acompanhado dos secretários Vilson Covatti (de Turismo), Danielle Calazans (Planejamento, Governança e Gestão) e Lisiane Lemos (Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade), além de Alexandre Elmi (adjunto da pasta de Comunicação).
Com sede em Madri e impulsionado pela experiência tecnológica da Mastercard, o “Tourism Innovation Hub” trabalha com governos, agências do setor público e empresas privadas para acelerar seus esforços de transformação digital. Atua, ainda, em aspectos como inovação, pesquisa e criação de soluções para a área do turismo.
O governo gaúcho projeta na parceria a possibilidade de explorar áreas de colaboração ligadas a iniciativas mais sustentáveis e inclusivas no setor. Isso inclui o compartilhamento de dados e conhecimentos, bem como o desenvolvimento conjunto de soluções. A primeira reunião de trabalho já tem data marcada: 19 de junho.
Fundada em 1966, a Mastercard é uma empresa global de tecnologia do setor de pagamentos, com conexões em mais de 200 países. No ano passado, lançou o “Tourism Innovation Hub”, que tem por base o trabalho colaborativo com governos, autoridades de turismo, agências públicas e privadas. A ideia é fomentar um desenvolvimento mais sustentável e inclusivo para esse tipo de atividade.
Avaliações
Gabriel Souza ressaltou: “Esta assinatura é resultado da reunião realizada em maio pelo governador Eduardo Leite na sede da empresa em Nova York [Estados Unidos]. Agora fomos até a unidade de Madri para formalizar a parceria. A empresa nos apoiará na elaboração de produtos a partir de indicadores e análises de perfil do turista que visita o Rio Grande do Sul. Temos muitas potencialidades a serem exploradas”.
A vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Mastercard Brasil, Fernanda Caraballo, também se manifestou: “O Tourism Innovation Hub é colaborador de governos no desenvolvimento de um turismo mais sustentável. Esperamos expandir o alcance do projeto no Brasil, trabalhando com o governo gaúcho para fomentar o turismo inclusiv, desenvolvendo soluções para pequenas e médias empresas, além de comunidades locais”.
O secretário Vilson Covatti, por sua vez, chamou a atenção para o pioneirismo do Estado: “Mais uma vez, largamos na frente em relação ao cenário nacional, pois esse é um protocolo inédito para uso de dados na promoção turística. Informação é a nova moeda. Com informações consistentes, podemos planejar políticas públicas para o setor”.
(Marcello Campos)