13/06/2023 às 21h29min - Atualizada em 14/06/2023 às 06h01min

Lula diz que permanência da ministra do Turismo no cargo é delicada

Lula diz que permanência da ministra do Turismo no cargo é delicada - Jornal O Sul

Jornal O Sul
https://www.osul.com.br/lula-diz-que-permanencia-da-ministra-do-turismo-no-cargo-e-delicada-e-impasse-com-o-partido-uniao-brasil-tem-que-ser-resolvido/

Na reunião em que deu uma sobrevida a Daniela Carneiro no Ministério do Turismo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou à ministra que existe um problema concreto envolvendo sua permanência no primeiro escalão do governo, que é o pedido do União Brasil para rever seus ministérios. Na avaliação de integrantes do governo, a permanência de Daniela no Turismo será momentânea e a preocupação do Planalto, agora, é não deixar a ministra desassistida com a demissão.

O presidente argumentou que era natural que o ministério de Daniela fosse o primeiro a ser analisado para eventual troca já que o grupo político de Daniela entrou em litígio com a legenda. Após divergências com o presidente nacional do União, Luciano Bivar (PE), o marido de Daniela, o prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho, trocou o partido pelo Republicanos e Daniela também encaminha sua saída da sigla.

O União Brasil tem três ministérios no governo Lula: Comunicações, Integração Nacional e Turismo. A bancada do União na Câmara, formada por 59 deputados, não se sente contemplada com as indicações e escolheu o nome do deputado federal Celso Sabino para assumir o Turismo. Juscelino Filho ocupa o Ministério das Comunicações, enquanto Waldez Goes chefia a Integração Nacional. Ambas são indicações de Alcolumbre feitas durante a formação do governo.

Durante a conversa no Palácio do Planalto, Lula disse que o movimento, se confirmado, ocorrerá por um motivo político. Não ficou estabelecido uma data para Daniela deixar a pasta. O presidente elogiou o trabalho da ministra diversas vezes e disse que o ministério vem sendo bem avaliado. Porém, reforçou que havia necessidade de resolver o impasse com o União Brasil. Daniela participará da reunião ministerial desta quinta-feira (15) quando levará um balanço das ações desenvolvidas pela sua pasta nos primeiros meses de governo.

Segundo um dos presentes, Lula fez questão de reforçar a gratidão dele a Waguinho e Daniela, pelo apoio durante a campanha, e reafirmou o compromisso com o casal. Waguinho é considerado um dos maiores cabos eleitorais do Rio de Janeiro e durante a campanha teve seu apoio disputado por Lula e Bolsonaro. O casal decidiu apoiar Lula e auxiliou na aproximação do petista com evangélicos.

O prefeito de Belford Roxo aproveitou a conversa para levar demandas de repasse de recursos para saúde do município do Baixada Fluminense que Lula pediu celeridade para atender.

Após o encontro, Daniela escreveu no Twitter que ela e o presidente Lula “seguem juntos”:

“Apresentei ao presidente Lula alguns projetos e ações do Ministério do Turismo. Para os próximos meses. Seguimos juntos no trabalho para fortalecer o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social do nosso Brasil.”

A última agenda de Daniela como ministra ocorreu com o colega Wellington Dias, no começo da manhã dessa terça (13) no Ministério do Desenvolvimento Social. Por uma hora, falaram de parcerias entre o Turismo e o Bolsa Família, programa capitaneado pela pasta de Dias.

Mesmo pressionada a deixar o ministério, Daniela tem feito questão de manter a agenda à frente da pasta. Pela manhã, reuniu sua equipe técnica para reunião com o ministro de Desenvolvimento Social, Wellington Dias. No encontro, trataram de um programa de inclusão sócio econômico de qualificação integrantes do Cadastro Único para trabalhar no setor do Turismo.



Fonte: https://www.osul.com.br/lula-diz-que-permanencia-da-ministra-do-turismo-no-cargo-e-delicada-e-impasse-com-o-partido-uniao-brasil-tem-que-ser-resolvido/

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp