Uma campanha com foco no enfrentamento à violência contra a mulher pagou R$ 449 mil para dez influenciadoras durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. De acordo com informações do jornal Metrópoles obtidas via Lei de Acesso à Informação, o valor foi desembolsado para que elas publicassem stories no Instagram, recurso que tem a duração de apenas 24 horas.
Ao todo, foram feitas 55 postagens de “curta duração”. Entre as influenciadoras contratadas para o projeto, estão a criadora de conteúdo Nina Secrets, a atriz Thais Fersoza, casada com o cantor Michel Teló, e a modelo Andressa Suita, casada com o cantor Gusttavo Lima, além de Flávia Pavanelli e da maquiadora Mari Maria.
Atualmente, o recurso Instagram Stories permite publicações de até 1 minuto. Na época da campanha, no entanto, a ferramenta permitia postagens de apenas 15 segundos. É possível deixar o conteúdo disponível além das 24 horas por meio dos destaques no perfil, mas a opção foi escolhida apenas pela criadora de conteúdo Nina Secrets, de acordo com a Secretaria de Comunicação Social (Secom).
Confira as influenciadoras e os valores pagos pelo governo Bolsonaro:
Por meio da assessoria, Thais Fersoza informou que a campanha não teve nenhuma relação com partido político ou com qualquer governante e que aceitou a proposta por ser uma campanha totalmente voltada para alertar sobre a violência contra a mulher.
Já Shantal Verdelho, também via assessoria, declarou que a comunicação “teve como objetivo influenciar mais mulheres a denunciarem abusos e maus tratos” e que “não há razão para voltar nesse assunto”.
As demais influenciadoras ainda não haviam se pronunciaram sobre o assunto.