14/04/2022 às 21h34min - Atualizada em 15/04/2022 às 00h02min

Deputadas gaúchas pedem paridade de gênero em indicação ao Tribunal de Contas do Estado

Deputadas gaúchas pedem paridade de gênero em indicação ao Tribunal de Contas do Estado - Jornal O Sul

O Sul
https://www.osul.com.br/deputadas-gauchas-pedem-paridade-de-genero-em-indicacao-ao-tribunal-de-contas-do-estado/

Um grupo de deputadas de vários partidos protocolou um Projeto de Resolução que pede a paridade de gênero nas indicações para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado que couberem à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Oito das onze deputadas da casa assinaram o projeto, proposto pela deputada estadual Luciana Genro (PSOL). Caso aprovado, garantirá que as quatro vagas de conselheiros do TCE indicados pela AL, passarão a ser preenchidas por dois homens e duas mulheres.

“A proposição busca materializar o comando constitucional, determinando que o parlamento, no exercício de sua prerrogativa de indicar conselheiros do TCE, respeite a paridade de gênero. Um passo pequeno, mas muito significativo, especialmente considerando que não há sequer uma mulher compondo a estrutura atual,” justificou a deputada.

O documento justifica a indicação lembrando que o comando constitucional da igualdade de gênero está inscrito no primeiro inciso do artigo 5º e finaliza lembrando que, caso não se avance neste sentido, mulheres continuarão sendo colocadas às margens do poder, especialmente quando se trata do poder político-institucional.

Assinaram, junto com a deputada Luciana Genro, as deputadas Any Ortiz (Cidadania), Franciane Bayer (Republicanos), Juliana Brizola (PDT), Kelly Moraes (PL), Patrícia Alba (MDB), Sofia Cavedon (PT) e Zilá Breitenbach (PSDB).



Fonte: https://www.osul.com.br/deputadas-gauchas-pedem-paridade-de-genero-em-indicacao-ao-tribunal-de-contas-do-estado/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp