O MP (Ministério Público) do Rio Grande do Sul e a Polícia Civil deflagraram, na manhã desta quarta-feira (28), a segunda fase da Operação Opulência para desarticular uma facção responsável pelos crimes de extorsão, formação de cartel, ocultação de bens e agiotagem em Rio Grande, no Litoral Sul do Estado.
Além de traficar drogas, o grupo dominava o comércio de botijões de gás na cidade, intimidando pequenos comerciantes a comprarem o produto da facção e praticarem preços tabelados sob pena de terem seus veículos depredados e suas vidas ameaçadas.
A operação, que contou com o apoio da Brigada Militar, Susepe (Superintendência dos Serviços Penitenciários) e Receita Estadual, foi realizada nos municípios gaúchos de Rio Grande, Alvorada, Charqueadas, Santa Cruz do Sul, Pelotas e Santa Vitória do Palmar, além de Criciúma (SC) e Rio de Janeiro.
Seis indivíduos foram presos, entre eles dois policiais militares suspeitos de envolvimento com a facção. Os brigadianos detidos fariam a segurança dos criminosos. No total, 370 agentes participaram da operação.