Dois réus denunciados pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em Santa Maria foram condenados a 26 anos de reclusão e a 34 anos de reclusão por um homicídio consumado e dois tentados, além de associação criminosa. Felipe Eric Barros Machado e Anderson Ricardo dos Santos Barcellos foram condenados por homicídio consumado, duas tentativas de homicídio e associação criminosa.
O crime ocorreu no dia 11 de agosto de 2021, por volta das 23h. Na ocasião, três homens invadiram a casa das vítimas. Daniel Vaz Pinto morreu no local. Os outros dois homens foram atingidos mas não morreram.
A promotora de Justiça Caroline Mottecy de Oliveira, que atuou em plenário, explicou que os crimes foram cometidos por motivo torpe, decorrente do tráfico de drogas, e mediante recurso que dificultou a defesa das vítimas, tomadas de surpresa em uma residência no período noturno, circunstância que diminuiu a capacidade de reação ou fuga.
Os réus se associaram para praticar crimes, em especial homicídios e a outros a ele conexos, vinculando-se a um grupo criminoso. Na noite dos fatos, invadiram a residência onde estavam as vítimas gritando “polícia, polícia”, portando armas de fogo e de inopino atacando os desafetos com diversos disparos de armas de fogo. Daniel chegou a levantar as mãos acreditando tratar-se da polícia. Uma das vítimas se escondeu dentro de um roupeiro, sendo perseguida e sofrendo diversos disparos.
Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul