A secretária de Saúde de Alvorada, Neusa Abruzzi, entregou oficialmente à Unidade de Vigilância em Zoonoses o Castramóvel, veículo adquirido por meio de uma emenda parlamentar para realizar ações voltadas à vigilância, prevenção e controle de zoonoses de relevância para a saúde pública.
O Castramóvel está apto para funcionar após adequações definidas pelo Conselho de Veterinária terem sido realizadas pela Secretaria de Saúde, que organizará os atendimentos aos animais. A entrega oficial do veículo ocorreu na última quinta-feira (10).
No início de 2020, a prefeitura de Alvorada iniciou uma obra estrutural no Centro de Zoonoses, adequando e qualificando o espaço para o desenvolvimento das atividades realizadas pelos profissionais do local.
Também em 2020, foi implantado o programa de Registro Geral de Animais (RGA), por meio de microchipagem e esterilização de fêmeas caninas e felinas. Devido à pandemia de Covid-19, os serviços foram momentaneamente suspensos, retornando em 2021.
Os animais acolhidos na unidade passam por um período de observação e,
após o descarte do risco de transmissão de zoonoses, recebem tratamentos. Quando necessário, são castrados e recebem um chip de identificação.
São realizadas mensalmente feiras de adoções na Praça João Goulart.
Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul