15/08/2023 às 19h12min - Atualizada em 16/08/2023 às 00h17min

Apagão nacional deixou mais de 940 mil clientes sem energia elétrica no Rio Grande do Sul

Apagão nacional deixou mais de 940 mil clientes sem energia elétrica no Rio Grande do Sul - Jornal O Sul

Jornal O Sul
https://www.osul.com.br/apagao-nacional-deixou-mais-de-940-mil-clientes-sem-energia-eletrica-no-rio-grande-do-sul/


Um apagão atingiu o Rio Grande do Sul na manhã desta terça-feira (15). Municípios de diferentes regiões tiveram o fornecimento de energia elétrica afetado. Ao todo, 942 mil clientes foram afetados, conforme balanço das concessionárias. O apagão ocorreu de maneira simultânea em todas as regiões do Brasil.

A instabilidade impactou o atendimento para 495 mil clientes da CEEE Equatorial e outros 447 mil na área da RGE. As duas concessionárias informaram que o serviço foi totalmente restabelecido por volta de 9h.

A falta de energia foi constatada por volta de 8h30 no Rio Grande do Sul. Problemas no serviço foram relatados em Porto Alegre e nas Regiões Metropolitana, Serra e Litoral Norte.

Em Porto Alegre, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que o funcionamento de semáforos chegou a ser afetado. A empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) afirma que o apagão afetou o prédio administrativo entre 8h30 e 8h50 e “não teve grande impacto” na operação.

Já a secretaria de Saúde de Porto Alegre relatou que algumas unidades ficaram sem luz, mas o problema foi rapidamente resolvido e não houve prejuízo aos medicamentos.

A secretaria estadual da Saúde disse que não houve registro por parte dos demais departamentos e órgãos sobre a instabilidade.

Apagão

O ocorrido afetou 25 estados e o Distrito Federal. De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), uma “ocorrência” às 8h31 levou a uma “separação elétrica” no sistema interligado.

Na prática, é como se as regiões Norte e Nordeste do país tivessem se desconectado das regiões Sul e Sudeste. As causas do problema, segundo o ONS, ainda estão sendo apuradas.

O único estado que não foi afetado foi Roraima, que não é integrado ao Sistema Interligado Nacional. Cerca de 27 milhões de pessoas foram atingidas, o que representa um terço dos consumidores brasileiros.

Investigação

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou em entrevista, que a interrupção no fornecimento de energia elétrica registrada em todas as regiões do Brasil foi um evento extremamente raro.

Além das apurações internas do ONS e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi solicitado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública que a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também investiguem com detalhes as causas da falta de energia.

“Tenho absoluta convicção de que o ONS, até pela sua característica técnica, não vai ter condição de dizer textualmente se esses eventos foram eminentemente técnicos, ou se houve também falha humana ou até dolo”, disse o ministro, lembrando que o setor é altamente estratégico, sensível e fundamental para a sociedade brasileira.

Segundo o ministério, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste a energia voltou cerca de uma hora depois da interrupção e, no Norte e no Nordeste, o fornecimento foi completamente restabelecido às 14h49.


Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul



Fonte: https://www.osul.com.br/apagao-nacional-deixou-mais-de-940-mil-clientes-sem-energia-eletrica-no-rio-grande-do-sul/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp