Por telefone, internet ou presencialmente, qualquer cidadão pode denunciar eventual irregularidade no âmbito do serviço público estadual do Rio Grande do Sul, bem como críticas, sugestões ou mesmo elogios. O envio é feito à Ouvidoria-Geral, que funciona como um canal entre o governo gaúcho e a população, mediante análise, encaminhamento e verificação das demandas junto aos órgãos adequados.
Só no semestre passado a Ouvidoria registrou 2.276 solicitações desse tipo. Acompanhe, a seguir, um guia resumido dos órgãos e contatos, conforme a área abrangida.
Ouvidoria-Geral do Estado
0800 541-6136
ouvidoriageral.rs.gov.br
Saúde
0800 6450-644
WhatsApp: (51) 98405-4165
saude.rs.gov.br
Segurança Pública
(51) 3288-1981
ssp.rs.gov.br
Brigada Militar
(51) 98577-4870 e 3212-0190
brigadamilitar.rs.gov.br
Polícia Civil
(51) 3288-5500 e (51) 3288-2400
pc.rs.gov.br
Corpo de Bombeiros
(51) 98577-1362
bombeiros.rs.gov.br
Detran-RS
0800 905-5555
WhatsApp: 800-905-5555
detran.rs.gov.br
Daer
(51) 3210-5018
daer.rs.gov.br.
(Marcello Campos)
Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul