O governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou que não haverá desfiles alusivos ao 7 de Setembro esse ano, data da independência do Brasil, devido às fortes chuvas e enchentes que já causaram a morte de 31 pessoas no Rio Grande do Sul desde o último domingo (3).
O governador também decretou estado de calamidade pública no estado.
As informações foram divulgadas durante entrevista coletiva no início da tarde desta quarta-feira (6), na qual Leite esteve acompanhado de uma comitiva do governo federal, no auditório da Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado. A região do Vale do Taquari é a mais afetada pelas chuvas.
Leite contou ter conversado com o comandante militar do Sul, general Hertz Pires do Nascimento, sobre o pedido de suspensão dos desfiles em decorrência do “clima de consternação” no RS após as mortes provocadas pelas enchentes.
Segundo o governo estadual, o cancelamento dos desfiles possibilita a concentração de forças nas ações de resgate e auxílio à população atingida. Na coletiva, Leite destacou a designação de 180 militares do Exército para atendimentos nas localidades e a disponibilização de maquinário para ajudar na organização e reconstrução das 12 cidades mais afetadas.