08/09/2023 às 14h42min - Atualizada em 09/09/2023 às 00h13min

Vice-presidente da República discute ajuda à população gaúcha afetada por ciclone; Alckmin irá ao Vale do Taquari no domingo

Ciclone do RS: presidente da República em exercício chega ao Estado neste domingo - Jornal O Sul

Jornal O Sul
https://www.osul.com.br/vice-presidente-da-republica-discute-ajuda-a-populacao-gaucha-afetada-por-ciclone/


O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, convocou reunião no Palácio do Planalto para tratar da situação do Rio Grande do Sul após a passagem do ciclone extratropical. Representantes de dez ministérios participaram do encontro. Alckmin desembarca no Estado neste domingo (10).

De acordo com Alckmin, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – comandado por Wellington Dias – irá liberar R$ 800 para cada pessoa afetada pelo desastre. Cerca de 20 mil cestas básicas também devem ser enviadas à população local.

Alckmin virá ao Rio Grande do Sul no próximo domingo. A vinda foi articulada pelo ministro Paulo Pimenta e o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto. “Estamos numa mobilização intensa aqui em Brasília. Ontem, Dia da Nação, não paramos e articulamos intensamente com ministros e autoridades. Disso, e seguindo orientação do presidente Lula, decorre a reunião de hoje, onde o governo federal anunciou novas medidas para os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul”, comentou Pretto.

A comitiva do governo federal chegará ao Vale do Taquari na manhã de domingo. Entre os municípios a serem visitados estão Lajeado, Roca Sales e Arroio do Meio.

As tempestades já deixaram 41 mortos e atingiram os moradores de 82 municípios, sendo que 79 já têm situação de calamidade pública reconhecida pelo governo federal. Neste momento, 46 pessoas continuam desaparecidas em cidades gaúchas.

Ações

O governo federal montou um grupo de crise para atender às necessidades das regiões atingidas. Os ministérios já estão mobilizados em caráter emergencial, para acompanhar e apontar medidas que contribuam para minimizar os impactos dos desastres naturais na região. A determinação foi dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que viajou, nessa quinta-feira (7) à Índia para reunião do grupo econômico G20.

Saúde

O Ministério da Saúde enviou dez kits de medicamentos e insumos de assistência farmacêutica, como seringas e soro, para auxílio à população afetada pelo ciclone extratropical. Cada kit tem capacidade para assistir 1,5 mil pessoas durante um mês. Dessa forma, permitirão o atendimento a 15 mil pessoas no período. Além disso, estoques de vacinas estão sendo reforçados.

Na quarta-feira (6), dois técnicos do Programa de Vigilância de Desastres do Ministério da Saúde viajaram ao estado para apoiar ações que reduzam o risco da exposição da população e dos profissionais de saúde a doenças após as enchentes, bem como danos à infraestrutura.

O ministério trabalha em cooperação com os profissionais do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, e enviou profissionais da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) a fim de apoiar o estado.

Defesa

O Ministério da Defesa mobilizou 642 militares, oito aeronaves, dez embarcações e cerca de 50 veículos para apoiar a Defesa Civil gaúcha na ajuda às comunidades atingidas pelos temporais.

As ações são coordenadas pela pasta, a partir do Comando Conjunto Taquari, ativado na última quarta-feira (6). Os esforços conjuntos dos militares das Forças Armadas estão concentrados nos municípios do Vale do Taquari, uma das regiões mais atingidas.

As tropas atuam em atividades como busca e resgate de vítimas, transporte de equipes e famílias, triagem e entrega de roupas e alimentos doados, distribuição de água potável e fornecimento de alimentação aos bombeiros e integrantes de outros órgãos que estão em campo. Além disso, equipes da área de engenharia também se revezam para desobstruir vias e retirar entulhos.

As Forças Armadas empregam oito aeronaves, dez embarcações do tipo bote, 26 caminhões, dois veículos do tipo cisterna de água, duas ambulâncias, retroescavadeiras, tratores e 18 viaturas diversas, além de materiais e equipamentos de engenharia, geradores e barracas de campanha.

Em atendimento à solicitação da Secretaria Estadual de Saúde, o Ministério da Defesa enviou nove médicos militares para atuar na regulação pré-hospitalar de urgência, em coordenação com o governo estadual.

As forças trabalham também para instalar dispositivos de acesso à internet nos municípios de Muçum e Roca Sales.

Conectividade

O Ministério das Comunicações e a Telebras estão trabalhando para restabelecer a conectividade nos municípios. O ministério disponibilizou para o estado antenas destinadas à conexão banda larga via satélite. A cidade de Roca Sales voltou a ter os serviços de internet e telefonia.

De acordo com o ministério, são 13 terminais de satélite transportáveis que vão restabelecer as comunicações em locais afetados pelas intensas chuvas. Os equipamentos saíram de Brasília na quarta-feira e chegaram a Canoas na madrugada de quinta (7), transportados em aviões da FAB.


Créditos do texto/imagem: Jornal O Sul



Fonte: https://www.osul.com.br/vice-presidente-da-republica-discute-ajuda-a-populacao-gaucha-afetada-por-ciclone/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Error
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp